Tamanho do texto

Descubra como definir metas para sua residência se tornar ainda mais aconchegante no novo ciclo que se inicia

Começar um novo ano repleto de energias positivas, com prosperidade, paz e saúde. Os desejos de renovação na virada do ano normalmente são pautados na vida pessoal e profissional. Porém, em 2019, você pode fazer diferente e definir metas para o lugar que te abriga: o seu lar.

A coluna Dentro de Casa traz dicas para deixar seu espaço mais harmonioso fazendo com que seu novo ano tenha um excelente astral, sempre em busca do equilíbrio ideal.

Limpeza Geral

Mantenha a organização em dia e não esqueça de acompanhar as metas traçadas na virada do ano
casa bbb17
Mantenha a organização em dia e não esqueça de acompanhar as metas traçadas na virada do ano

Comece por revirar a casa toda. Mas calma: faça um ambiente por vez. Comece pelas áreas menores, como banheiro ou área de serviços. Tire tudo das gavetas e dos armários. Verifique se possui produtos vencidos ou próximo ao vencimento. Limpe paredes, piso, armários por fora e por dentro. Enfim, não se esqueça de nenhum canto. Casa limpa é sinônimo de ambiente sadio.

Dica da Helô: consiga quatro caixas e organize-as da seguinte forma: caixa do descarte total – você colocará aqueles itens que não usará mais e que irão para o lixo; caixa da doação – não é porque você irá se desfazer que não pode ser útil para outra pessoa; caixa dos itens a serem mantidos com certeza absoluta; e a caixa da dúvida. A caixa da dúvida é interessante, pois você pode estipular um prazo para reavaliar se realmente aqueles itens fazem falta.

Pequenos reparos

Pequenas rachaduras na tinta, cheiro de mofo causado por umidade, vidros quebrados, vazamentos hidráulicos, tomada que não funciona. Fazendo uma analogia, é como começar o ano com uma dor ali, outra aqui, e não ir ao médico avaliar. Podem se tornar um problemão com o passar do tempo e te impedir de realizar novos projetos, fazendo com que sua casa e sua vida deixem de evoluir.

Reserve algumas horas e faça uma lista com todos os problemas que você encontrar. Estipule um prazo para corrigir/consertar. Tente sempre começar pelos mais críticos, como os problemas estruturais, elétricos e hidráulicos. Mas lembre-se, em determinados casos você precisará da ajuda de profissionais capacitados. Resolver os reparos que envolvem a estética é essencial para renovar as energias.

Dica da Helô: não consegue realizar esses serviços ou não conhece ninguém? Que tal um marido de aluguel? É um serviço para problemas pontuais e que, normalmente, costuma ser rápido com dia e hora marcada. Hoje existem diversas empresas no mercado e que possuem boas garantias do serviço prestado. Procure e avalie qual irá te atender melhor.

Jogue fora ou doe

Tudo que está parado a muito tempo, além de ocupar espaço, torna-se um inconveniente. Itens como aquela TV que não funciona mais, um simples MP3 que ficou ultrapassado, ou até mesmo um móvel quebrado. A casa, assim como nosso corpo, precisa movimentar-se. Ganhou um presente de casamento e nunca usou porque não gostou? Desapegue dele. Assim você abrirá novos espaços dentro dos armários e melhores possibilidades de organização e circulação dentro da casa. Você certamente irá se sentir mais leve.

Dica da Helô: quer doar? Existem empresas que vão até sua residência e realizam a retirada sem custo algum. Assim como o marido de aluguel, eles também agendam. As doações são levadas para um centro de triagem e posteriormente vendidas em bazares a um preço acessível para todos. O resultado financeiro é investido em programas sociais. Legal, né?

No escritório

Na era digital, comece por eliminar o excesso de revistas e jornais. Assim evitará o acúmulo de poeiras e pequenos animais, como traças. Quer guardar algo muito interessante? Recorte e guarde em uma pasta ou utilize um scanner para eternizar o que é importante para você. Adaptar-se a novas rotinas de leitura faz parte da sua renovação pessoal. Organize tudo em caixas fechadas, principalmente os materiais de papelaria. Nessas caixas também faça um pequeno estoque para repor os acessórios do escritório, incluindo clipes, canetas, elásticos, cola, entre outros.

Dica da Helô: se você trabalha em casa, que tal repensar a distribuição dos espaços? Tenha um ambiente destinado somente ao trabalho, se possível, separado do quarto que é destinado ao descanso.

Meta para 2019

Mantenha a organização em dia e não esqueça de acompanhar as metas traçadas na virada do ano. Reserve algumas horas mensais para revisar a organização da sua casa, principalmente nas  áreas da cozinha, de serviços e do banheiro, sempre observando os prazos de validade dos produtos. Um lar bem organizado é sinal de harmonia o ano todo. Feliz casa nova!

Leia também:

2019: Faça sua festa de final de ano também na cozinha


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas