Por Helo Yamashiro

Planejamento é a palavra-chave para o início de qualquer atividade e existem algumas situações nas quais você precisa estar preparado mentalmente:

POEIRA: ainda que em quantidades diferentes, o pó estará presente em 99% dos serviços. E ele é tão inconveniente para o espaço físico e para a sua saúde, que ele pode permanecer por dias (ou meses) dentro do espaço que sofreu a reforma, mesmo após a realização de limpeza pós-obra.

SUJEIRA: mesmo a equipe mais perfeita do mundo não poderá executar todos os serviços sem sujar algo ou deixar algum vestígio durante o processo da obra. Isso não significa que não será limpo, apenas um alerta ao visitar uma obra de que essa sujeira pode ser momentânea.

ODORES : cheiros desagradáveis de solventes, tintas, cola, entre outros, leva um tempo para sair do ambiente. É recomendável uma boa ventilação para auxiliar no processo da troca de ar do ambiente.

BARULHO: a maioria das construções não possuem isolamento acústico, tornando inevitável que uma obra seja 100% silenciosa. Para quem sofre de misofonia (condição em que uma pessoa reage de forma intensa e negativa a pequenos sons), uma simples lixa de parede é o suficiente para gerar um transtorno.

Para que os transtornos acima sejam reduzidos, abaixo listamos 09 dicas antes de iniciar sua reforma:

1.       Certifique-se dos horários permitidos para a obra: se você mora em condomínio de apartamentos ou casas, é fundamental consultar o síndico ou administradora para certificar-se dos horários de obra, entrada e saída de material, limpeza das áreas comuns e acesso da equipe de obra. No caso de casas, normalmente as prefeituras possuem regras relacionas ao barulho permitido. É de bom agrado comunicar os vizinhos sobre intervenções significativas que poderão comprometer a rotina do entorno.

2.       Documentações: garanta que todos os documentos e alvarás necessários estejam devidamente aprovados no condomínio ou na prefeitura.

3.       Embale objetos e móveis: tudo o que não será utilizado durante a obra, precisa ser embalado para manter o bom aspecto do produto, evitando o pó. Use caixas (de papelão ou plástico) limpas e intactas, sele com fita adesiva e etiquete com o que está dentro e de qual ambiente pertence.

4.       Proteja tudo: Papelão, plástico bolha, lona. Esses são alguns aliados essenciais durante a obra. Proteja tudo antes de iniciar: armários, portas, móveis grandes.

Dica da Helo: As portas serão reaproveitadas durante a reforma? Que tal envelopá-las com filme plástico nos dois lados? Isso ajudará a manter a cor e evitar machucados.                                                               

5.       Defina onde armazenar: já pensou onde armazenar tudo o que você irá reaproveitar para a sua casa? Temporariamente, você pode alugar um depósito em um guarda-móveis (normalmente o contrato é mensal e por metragem quadrada) ou um espaço na casa de algum amigo ou familiar. Nas duas opções, é importante levar em consideração os valores de transporte envolvido também. Se você reformar parcialmente sua casa, você pode setorizar os ambientes e usar alguns deles para esse fim. Se for reformar por completo, a logística da equipe de obras será mais desafiadora, exigindo cuidados redobrados de movimentação de todos os itens.

6.       Água e luz funcionando: fundamental! Sem isso, melhor nem começar.

7.       Luminárias: desmonte todas, se possível, proteja e guarde. Por ser um item frágil, é melhor se precaver com esses cuidados iniciais. A equipe de obras pode providenciar soquetes e lâmpadas para o dia a dia.

8.       Proteja o piso que será preservado: um dos maiores medos durante a reforma é danificar aquilo que já está pronto, como piso. Consulte um especialista sobre qual tipo de proteção é ideal para o seu piso e não economize nesse item. É mais fácil prevenir da sujeira, resquícios de obra, do que reparar ao final.

9.       Limpeza constante: nos sentimos seguros em ambientes limpos e organizados. Programar limpezas constantes evitará acúmulo de poeira e garantirá que você consiga checar a qualidade dos serviços executados.

Agora é a sua reforma está pronta para iniciar. Lembre-se de realizar um monitoramento constante das proteções e, se necessário, realize a troca. Tenho certeza que a sua obra será mais organizada.

 Leia também:

https://delas.ig.com.br/colunas/dentro-de-casa-por-heloisa-yamashiro/2021-04-19/plantas-dentro-de-casa.html

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!