Quem nunca se viu em uma situação de dúvida do que vestir para determinado evento, que atire o primeiro sapato! (Risos) Brincadeiras à parte, essa é uma situação mais do que normal, ainda mais quando recebemos um convite com indicação de código de vestimenta ou dress code.

O dress code , ou código de vestimenta, ajuda a especificar qual a formalidade da roupa que se deve usar de acordo com ambiente e eventos. Então, pensando nisso, preparei essa matéria para descomplicar o assunto e tornar mais fácil o dia a dia de vocês.

Dress code #1: Traje Esporte ou Casual

Cacá Filippini mostra exemplos quando o dress code pede trajes casuais
Fotos de divulgação / instagram
Cacá Filippini mostra exemplos quando o dress code pede trajes casuais


Ideal para eventos sociais diurnos, ao ar livre ou mais casuais como almoço de negócios no final de semana, aniversários, churrasco da empresa. Aqui, estão permitidas bermudas, shorts, saias, blusas, calças, vestidos simples lisos ou estampados, bolsas grandes ou pequenas com toque esportivo. São roupas simples e bem casuais, ideais para momentos de lazer e sem preocupação com o luxo.

Mas atenção, o termo esporte não significa que roupas de academia ou uniformes de time, estejam liberados.

Peças muito brilhantes, decotes chamativos, acessórios exuberantes e saltos muito altos, também ficam fora dessa lista. Aposte em saltos médios, rasteiras ou um tênis mais moderno.

 Leia também:  8 dicas para usar o vintage a seu favor

Dress code #2: Traje Passeio ou Esporte Fino


Cacá Filippini mostra o dress code quando o traje solicitado é esporte fino ou passeio
Imagens de divulgação / Instagram
Cacá Filippini mostra o dress code quando o traje solicitado é esporte fino ou passeio

Neste caso, a indicação é para festas mais formais como coquetéis, eventos culturais, inaugurações ou para trabalhos formais, geralmente, adotado por muitas empresas.

Podemos optar por usar vestidos mais simples e curtos (até o meio da coxa) ou no comprimento midi (nos joelhos), pantalonas, túnicas e tailleur. Calças sociais com camisa de manga longa, também está na lista.

Quanto aos acessórios, opte por sapatos de salto, mas que tenham salto médio, e bolsas mais discretas, e dê preferência a tecidos como linho, seda, crepe, viscose, musseline, organza e javanesa.

Nessas situações, quando o evento ocorre á noite, uma pitada de ousadia é permitida.

Dress code #3: Traje Passeio completo ou Social

Inspire-se em algumas famosas trajando o dress code passeio completo
Imagens de divulgação / Instagram
Inspire-se em algumas famosas trajando o dress code passeio completo


Indicado para ocasiões formais, tais como: casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais.

Leia também:  7 dicas de beleza para mulheres descomplicadas

Recomenda-se usar vestidos longos ou curtos, porém, sofisticados. Tailleurs também são bem vindos, em especial com decotes, aplicações e em seda ou crepe.

Brilho e transparência também estão ok, mas com moderação, combinados com bijouterias finas, ou joias, salto alto e pequenas bolsas.

Dress code #4: Traje Black tie ou Rigor

Para eventos mais glamurosos, o Black Tie é a pedida. Inspirem-se nesse dress code
Imagens de divulgação / Instagram
Para eventos mais glamurosos, o Black Tie é a pedida. Inspirem-se nesse dress code



Para situações mais glamurosas, como: casamentos luxuosos, formaturas requintadas, bailes de gala e grandes premiações (ex. Oscar, Amy)

O dress code nessa ocasião, é bem restrito a vestidos longos e sofisticados, com muitos detalhes como caudas, decotes, fendas, transparências, renda e muito brilho. Tecidos nobres como seda pura, rendas finas, musselines, bordados em pedrarias, organzas, crepe, jérsei, cetim, tafetá, chamalote, brocado, metalizados, shantung, crepe romano são as melhores opções. O salto é sempre alto, e devemos evitar meia pata e plataforma.

Agora é hora de tirar do cofre, jóias finas e com muito brilho.

E para fechar, aposte em bolsas e carteiras pequenas.

Ficou mais fácil acertar no dress code ? Conta pra gente, marcando @estilodescomplicado no instagram e use também a nossa hashtag #EstiloDescomplicadoNoIG em suas redes sociai. E para continuar por dentro dessas dicas e acompanhar o especial de customização, volte aqui amanhã e acompanhe a minha coluna  Estilo Descomplicado, aqui no Delas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!