Feriado à vista e férias por chegar já nos faz pensar sobre o que levar para o destino escolhido, não é mesmo? Mas que tal descomplicar o assunto e levar o que de fato vai usar e ainda deixar um espacinho para a comprinha que pode rolar com uma mala inteligente?
Leia também: Confira dicas de como usar o blazer no seu dia a dia e valorizar seu corpo
Decidi fazer uma viagem com meu filho mais novo que incluía: Caribe, Ilhas Canárias, Madrid, Barcelona, Marselha, algumas cidades na Itália e Portugal. Foram 29 dias no total, entre avião, navio, carro e muita andança – ah, e uma variação de temperatura de 32ºC á 9ºC. O que nos salvou foi pensar em uma mala inteligente.
Leia também: 6 peças que valorizam a mulher em qualquer idade
Com a redução da franquia de bagagem nos transportes aéreos (como no nosso caso), tínhamos direito a uma mala de 23 kg por pessoa e partimos com 26kg na minha mala (sim, excedi!) e 17kg na dele. Daí consegui equilibrar o peso entre nossas malas e não excedemos no peso total. Ainda tínhamos uma mala de bordo de 5kg, onde levei trocas de roupa, itens de higiene e um livro.
Desde o nascimento do meu primeiro filho e com a frequência de viagens que faço, o maior truque que tenho é pensar nos looks antes da viagem . Para cada parte de baixo, o ideal é levar três partes de cima como mencionei em uma matéria que fiz no ano passado.
Outra dica é não exagerar nos cosméticos: shampoo, condicionador e creminhos em embalagem travel size são os melhores amigos nessa hora, e vale pensar bem antes de colocar mais um potinho no nécessaire. A mesma coisa em relação a maquiagem: leve somente o necessário, mesmo!
Leia também: Dicas valiosas de como arrumar a mala
Por fim, os sapatos! Escolha os mais versáteis que você tiver. Sabe aquele sapato que dá para trabalhar, é confortável e estiloso? É ele mesmo que vai! Eu levei um chinelo, um tênis branco, uma sandália de salto e uma botinha (ankle boot) e foi o suficiente.
Para não errar, me juntei com a stylist Juliana Maksoud, e elaboramos uma mala inteligente e funcional. Elegemos peças que atenderiam as minhas necessidades durante a visita aos diferentes destinos, pensando inclusive no clima e o tipo de visita que faríamos. Como resultado, na minha mala, eu tinha:
Segredo é fazer uma listinha de itens
Com a listinha, fica mais fácil pensar nas combinações e não exagerar na quantidade de peças e na variedade de itens. Veja o look book para minha chegada à Itália que Juliana Maksoud preparou pra mim. Aqui, Ju dá uma sugestão do que usar e até mesmo que acessório combinar.
É bom lembrar que, a cada deslocamento, entramos em contato com pessoas e hábitos culturais diferentes. Somos nós que nos adaptamos a essa realidade, da nossa maneira, claro, mas é bom ter em mente essas questões na hora de eleger as peças e montar as combinações. Isso garante sintonia com o lugar e o povo local.
E não se desespere, um look mais fresco pode ser usado em dias mais frios, com uma blusa quentinha ou um casaco – e isso tenho sempre em mente quando vou viajar. Espia só as variações ao lado. Uma forma de usar macacão para cada temperatura.
E acreditem, a melhor parte de viajar com uma mala inteligente é que não perdemos muito tempo ao nos arrumar para sair, o que dá mais tempo para curtir cada destino. Quer coisa melhor do que isso para as suas férias ou feriado? E para continuar por dentro de dicas como essas, clique aqui e acompanhe a minha coluna Estilo Descomplicado no Delas .