Tamanho do texto

Nossa colunista de moda, Cacá Filippini, te conta de forma descomplicada como viajou por quase um mês por cinco diferentes países, dois continentes, apenas 26 quilos na mala e sem perder o estilo, passar calor ou qualquer frio

Feriado à vista e férias por chegar já nos faz pensar sobre o que levar para o destino escolhido, não é mesmo? Mas que tal descomplicar o assunto e levar o que de fato vai usar e ainda deixar um espacinho para a comprinha que pode rolar com uma mala inteligente?

Leia também: Confira dicas de como usar o blazer no seu dia a dia e valorizar seu corpo

Com uma mala inteligente, Cacá viajou por quase 1 mês por 5 diferentes países, 2 continentes e apenas 26 quilos na mala
Cacá Filippini/Estilo Descomplicado
Com uma mala inteligente, Cacá viajou por quase 1 mês por 5 diferentes países, 2 continentes e apenas 26 quilos na mala

Decidi fazer uma viagem com meu filho mais novo que incluía: Caribe, Ilhas Canárias, Madrid, Barcelona, Marselha, algumas cidades na Itália e Portugal. Foram 29 dias no total, entre avião, navio, carro e muita andança – ah, e uma variação de temperatura de 32ºC á 9ºC. O que nos salvou foi pensar em uma mala inteligente.

Leia também: 6 peças que valorizam a mulher em qualquer idade

Com a redução da franquia de bagagem nos transportes aéreos (como no nosso caso), tínhamos direito a uma mala de 23 kg por pessoa e partimos com 26kg na minha mala (sim, excedi!) e 17kg na dele. Daí consegui equilibrar o peso entre nossas malas e não excedemos no peso total. Ainda tínhamos uma mala de bordo de 5kg, onde levei trocas de roupa, itens de higiene e um livro.

Desde o nascimento do meu primeiro filho e com a frequência de viagens que faço, o maior truque que tenho é pensar nos looks antes da viagem . Para cada parte de baixo, o ideal é levar três partes de cima como mencionei em uma matéria que fiz no ano passado.

Outra dica é não exagerar nos cosméticos: shampoo, condicionador e creminhos em embalagem travel size são os melhores amigos nessa hora, e vale pensar bem antes de colocar mais um potinho no nécessaire. A mesma coisa em relação a maquiagem: leve somente o necessário, mesmo!

Leia também: Dicas valiosas de como arrumar a mala

Por fim, os sapatos! Escolha os mais versáteis que você tiver. Sabe aquele sapato que dá para trabalhar, é confortável e estiloso? É ele mesmo que vai! Eu levei um chinelo, um tênis branco, uma sandália de salto e uma botinha (ankle boot) e foi o suficiente.

Para não errar, me juntei com a stylist Juliana Maksoud, e elaboramos uma mala inteligente e funcional. Elegemos peças que atenderiam as minhas necessidades durante a visita aos diferentes destinos, pensando inclusive no clima e o tipo de visita que faríamos. Como resultado, na minha mala, eu tinha:

Confira os itens que Cacá levou em sua mala durante a viagem que fez com o filho mais novo para diferentes países
Cacá Filippini/Estilo Descomplicado
Confira os itens que Cacá levou em sua mala durante a viagem que fez com o filho mais novo para diferentes países


Segredo é fazer uma listinha de itens

Com a listinha, fica mais fácil pensar nas combinações e não exagerar na quantidade de peças e na variedade de itens. Veja o look book para minha chegada à Itália que Juliana Maksoud preparou pra mim. Aqui, Ju dá uma sugestão do que usar e até mesmo que acessório combinar.


É bom lembrar que, a cada deslocamento, entramos em contato com pessoas e hábitos culturais diferentes. Somos nós que nos adaptamos a essa realidade, da nossa maneira, claro, mas é bom ter em mente essas questões na hora de eleger as peças e montar as combinações. Isso garante sintonia com o lugar e o povo local.

Cacá mostra a versatilidade do macacão
Cacá Filippini/Estilo Descomplicado
Cacá mostra a versatilidade do macacão

E não se desespere, um look mais fresco pode ser usado em dias mais frios, com uma blusa quentinha ou um casaco – e isso tenho sempre em mente quando vou viajar. Espia só as variações ao lado. Uma forma de usar macacão para cada temperatura.

E acreditem, a melhor parte de viajar com uma mala inteligente é que não perdemos muito tempo ao nos arrumar para sair, o que dá mais tempo para curtir cada destino. Quer coisa melhor do que isso para as suas férias ou feriado? E para continuar por dentro de dicas como essas, clique aqui e acompanhe a minha coluna Estilo Descomplicado no Delas .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.