Em tempos de quarentena e isolamento social, as buscas por informações sobre como manter a cozinha limpa se intensificaram. O chef Elzio Callefi, da Tramontina, traz dicas que podem ajudar muito neste período de cuidados redobrados com higiene e limpeza .

Cada material requer um cuidado; saiba como higienizar panelas na sua casa e também limpar outros utensílios
shutterstock
Cada material requer um cuidado; saiba como higienizar panelas na sua casa e também limpar outros utensílios

A premissa está em aplicar em casa as práticas básicas da cozinha profissional, realizadas desde sempre em restaurantes, hospitais, indústrias de refeições coletivas e demais estabelecimentos comerciais.

Na opinião de Elzio, o borrifador de álcool 70 é ideal para limpar bancadas e higienizar pratos e talheres , antes e depois de servir à mesa. “Para aplicação, opte pelo papel ou pano em rolo (aqueles de picotar e descartáveis). Esses, são encontrados com preço acessível em lojas especializadas e, ainda mais, se adquiridos em grande quantidade”, reforça o chef.

Se preferir manter o pano de prato , tenha sempre um para uso nos utensílios e outro para as mãos. Nunca use o mesmo para as duas funções. 

Na hora de limpar panelas e utensílios, nada substitui a água quente. Em temperatura acima de 80ºC, ela é capaz de quebrar as partículas de gordura que podem ficar impregnadas, garantindo a conservação e brilho. Se na lavagem a gordura ficar na panela, por exemplo, no próximo uso e quando for ao fogo novamente, essa pode queimar e causar o amarelado.

Leia também: Saiba como higienizar a casa e cuidar da família contra o coronavírus

Vale lembrar ainda que usar água quente na pia de casa também evita o acúmulo de sujeira na caixa de gordura, desobstrui canos e livra do mau cheiro, sem necessidade de soda cáustica ou outros químicos. 

Você viu?

Em relação às panelas, itens essenciais no preparo de alimentos, caso bem conservadas, rendem ainda mais na cozinha. É importante ressaltar que cada revestimento exige cuidados específicos, como também explica o profissional: 

Por exemplo, para panelas de aço inox , é indicado utilizar a parte verde da esponja nas áreas internas da panela e a parte amarela e mais macia, nas laterais. Um dos grandes aliados do inox, na opinião do Chef, é a água quente que reforça o brilho das panelas.

Leia também: Saiba como limpar inox manchado e fazer os utensílios de cozinha durarem mais

As panelas com revestimento antiaderente exigem muito cuidado. Devem ser lavadas usando a parte amarela da esponja para não danificar o revestimento. Caso esteja presente odor de tempero, antes de lavar, recomenda-se ferver água para soltar o cheiro.

Por fim, a limpeza das panelas com revestimento cerâmico seguem as mesmas orientações dos modelos com revestimento antiaderente.

Gostaram das dicas?


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!