Em tempos de quarentena e isolamento social, as buscas por informações sobre como manter a cozinha limpa se intensificaram. O chef Elzio Callefi, da Tramontina, traz dicas que podem ajudar muito neste período de cuidados redobrados com higiene e limpeza .

A premissa está em aplicar em casa as práticas básicas da cozinha profissional, realizadas desde sempre em restaurantes, hospitais, indústrias de refeições coletivas e demais estabelecimentos comerciais.
Na opinião de Elzio, o borrifador de álcool 70 é ideal para limpar bancadas e higienizar pratos e talheres , antes e depois de servir à mesa. “Para aplicação, opte pelo papel ou pano em rolo (aqueles de picotar e descartáveis). Esses, são encontrados com preço acessível em lojas especializadas e, ainda mais, se adquiridos em grande quantidade”, reforça o chef.
Se preferir manter o pano de prato , tenha sempre um para uso nos utensílios e outro para as mãos. Nunca use o mesmo para as duas funções.
Na hora de limpar panelas e utensílios, nada substitui a água quente. Em temperatura acima de 80ºC, ela é capaz de quebrar as partículas de gordura que podem ficar impregnadas, garantindo a conservação e brilho. Se na lavagem a gordura ficar na panela, por exemplo, no próximo uso e quando for ao fogo novamente, essa pode queimar e causar o amarelado.
Leia também: Saiba como higienizar a casa e cuidar da família contra o coronavírus
Vale lembrar ainda que usar água quente na pia de casa também evita o acúmulo de sujeira na caixa de gordura, desobstrui canos e livra do mau cheiro, sem necessidade de soda cáustica ou outros químicos.
Em relação às panelas, itens essenciais no preparo de alimentos, caso bem conservadas, rendem ainda mais na cozinha. É importante ressaltar que cada revestimento exige cuidados específicos, como também explica o profissional:
Por exemplo, para panelas de aço inox , é indicado utilizar a parte verde da esponja nas áreas internas da panela e a parte amarela e mais macia, nas laterais. Um dos grandes aliados do inox, na opinião do Chef, é a água quente que reforça o brilho das panelas.
Leia também: Saiba como limpar inox manchado e fazer os utensílios de cozinha durarem mais
As panelas com revestimento antiaderente exigem muito cuidado. Devem ser lavadas usando a parte amarela da esponja para não danificar o revestimento. Caso esteja presente odor de tempero, antes de lavar, recomenda-se ferver água para soltar o cheiro.
Por fim, a limpeza das panelas com revestimento cerâmico seguem as mesmas orientações dos modelos com revestimento antiaderente.
Gostaram das dicas?