Na hora de comprar os utensílios de cozinha , você considera os materiais com os quais eles são feitos? Uma alternativa para ter peças duráveis, úteis no dia a dia e higiênicas é apostar no aço inox. Apesar disso, com o passar do tempo, manchas e marcas indesejadas podem aparecer, o que resulta na seguinte questão: como limpar inox manchado?

Saiba como limpar inox manchado e fazer com que as peças fiquem conservadas por mais tempo; confira as dicas
shutterstock
Saiba como limpar inox manchado e fazer com que as peças fiquem conservadas por mais tempo; confira as dicas

Para ajudar a respondê-la, o iG Delas, junto com a analista no setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Plasvale, Keity Luz, ensina como limpar inox manchado e aumentar a vida útil do produto – e, assim, manter o brilho e a beleza do item por ainda mais tempo. Confira as dicas e as coloque em prática o quanto antes!

  • O cuidado começa com a lavagem 

Na hora de lavar a peça, nada de utilizar produtos que não sejam próprios para esse fim. O recomendável é usar apenas água e sabão – ou até mesmo detergente neutro.  Sobre a esponja, lave sempre com a parte macia e não use esponjas abrasivas ou palhas de aço, pois podem riscar e danificar de forma permanente e, dessa forma, estragar o objeto e seu visual. A mesma dica vale para as panelas de inox .

  • Devo secar os utensílios? Sempre!

Sabe aquelas manchas indesejadas que prejudicam a estética do utensílio e o deixam com aspecto envelhecido? Para evitar que esses contratempos aconteçam, o ideal é secar bem os produtos.

Você viu?

Agora, se os problemas persistirem, uma dica rápida e fácil ajuda a devolver o brilho natural: passe, levemente, um plano limpo com álcool. É como se você estivesse lustrando a peça. Outra opção para limpar inox é utilizar produtos próprios em spray. 

  • Escolha os produtos certos para limpeza 

Produtos com ácido clorídrico ou muriático na composição podem manchar - e até mesmo arranhar - as peças. O uso de alvejantes e polidores de prataria também causam o efeito contrário ao que é desejado e prejudicam os utensílios. 

  • Remoção das manchas internas 

Além da estética externa, é fundamental cuidar das partes internas para que o objeto fique conservado por mais tempo. No caso de peças que guardem mantimentos, como massas e arroz, o amido presente nesses alimentos pode deixar marcas, mas que, felizmente, podem ser removidas de forma fácil. Para isso, separe um pouco de suco de limão ou vinagre branco e, delicadamente, passe em seu interior com a ajuda de um pano.

Bicarbonato de sódio nele! Saiba como limpar inox manchado com o produto 

Especialista ensina a como limpar inox manchado com o bicarbonato de sódio, forte aliado da limpeza; veja
shuttersock
Especialista ensina a como limpar inox manchado com o bicarbonato de sódio, forte aliado da limpeza; veja

Para fazer a limpeza dos itens com bicarbonato de sódio e aprender a como limpar inox manchado , basta montar uma solução do produto com água morna até formar uma pasta. Em seguida, passe a mistura com o lado macio da esponja e de forma suave na peça. É importante evitar esfregar com movimentos circulares. Por fim, enxágue com bastante água também morna e seque completamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!