À primeira vista, o encantamento e a admiração despertados por uma mesa bem posta, com louças, talheres, jogos americanos e adereços decorativos dispostos de forma harmônica, pode parecer bobagem para alguns. Mas não se engane, mesa posta não se resume à estética ou etiqueta. 

Leia também: Veja as tendências de decoração para 2020 segundo o Pinterest

mesa posta
Reprodução
Mesa posta para duas pessoas

Para além da decoração, mesa posta é uma forma concreta de demonstrar carinho, afeto, de ser gentil e favorecer o encontro. Realizar refeições em torno da mesa fortalece vínculos familiares e propicia a formação de novas memórias afetivas.

Uma das queixas mais frequentes entre aqueles que abrem mão de realizar refeições em torno da mesa é a falta de tempo, a pressa para chegar ao trabalho, a praticidade que envolve comer rápido, na rua, escritório, refeitório ou até mesmo no sofá de casa. 

Não faz muito tempo, em 2016, a revista Super Interessante realizou uma pesquisa com 1.200 pessoas de seis estados. Os resultados revelaram que a grande maioria dos brasileiros não leva mais do que meia hora do começo ao fim de uma refeição, reservando os almoços de domingo para passar mais tempo à mesa com a família, ocasião em que os laços afetivos são estabelecidos com maior força. 

Em tempos de isolamento social, que tal incluir esse hábito na sua rotina? Apesar dos problemas que enfrentamos, essa pode ser uma oportunidade para sentar-se à mesa e experimentar uma refeição de forma mais pausada, apreciando a companhia de quem divide o lar com você. A experiência é enriquecedora.

Você viu?

Uma atitude simples, como dedicar um tempinho do seu dia para compartilhar a refeição com sua companheira ou companheiro, filhos ou pais, afeta de forma positiva a vida de todos os envolvidos. A conversa à mesa – table talk para os íntimos -  permite que todos dividam as suas histórias de vida, experiências cotidianas, impressões pessoais, promovendo o estreitamento das relações de afeto.

Realizar refeições ao redor da mesa também é muito importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes
Reprodução
Realizar refeições ao redor da mesa também é muito importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Realizar refeições ao redor da mesa também é muito importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É sobretudo nesses momentos que a identidade familiar é reforçada através do sentimento de pertencimento, trazendo segurança e propiciando o compartilhamento de valores.

A Literacy Trust, instituição inglesa com atuação no segmento educacional,  realizou uma pesquisa com mais de 34 mil crianças e adolescentes e concluiu que as conversas em torno da mesa auxiliam na criação de crianças mais confiantes. 

Em entrevista à revista Crescer, a terapeuta familiar Teresa Bonumá diz: “A pesquisa mostra e importância da comunicação em família. A mesa é um local em que favorece essa união porque as pessoas precisam ficar sentadas, se olham no olho e o diálogo acontece. Mas essas trocas não devem acontecer só nesses momentos.”   

Leia também: Beluquices entrevista Paulo Lara, especialista em estilo e tendência à mesa

Diante de tantos benefícios, experimente praticar mesa posta nessa quarentena. Monte a mesa com os itens que você dispõe em casa, se permita olhar para o ato de sentar-se à mesa com uma nova perspectiva. Você irá se surpreender com os bons frutos que podem ser colhidos desse simples hábito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!