Um dos sinônimos de elegância quando se fala em mesa posta é Thais Senna . A frente do Vamos Receber, em parceria com a sogra Maria Emília, encanta com suas dicas preciosas sobre como receber em casa com charme e descontração. Assina produções de mesa posta belíssimas, com perfeita harmonia entre a escolha de louças, objetos de decoração e arranjos florais.
Leia também: Dicas de como receber em casa - entrevista com Claudia Pixu
Convidada a responder algumas perguntas sobre o receber bem, vamos conferir suas respostas:
1- O que é mesa posta para você?
É acima de tudo uma demonstração de carinho e cuidado. É amor. É um meio lindo para estimular a conexão mais pura entre pessoas queridas e para receber bem.
2- Qual seu estilo de louças preferido?
Eu sou apaixonada por tudo que envolve mesa posta e receber bem em casa. Amo louças mais delicadas, com desenhos florais em estilo jardim, com tons suaves, mas coloridas que possibilitam várias composições de mesas. Aliás, isso é uma pergunta que sempre me faço quando vou comprar uma louça nova: “ quantas mesas consigo montar com essa louça?”
3- Na sua opinião, as regras de etiqueta mais tradicionais tolhe, a liberdade criativa na montagem de mesas postas?
As regras de etiqueta servem para ajudar o anfitrião a receber seus convidados da melhor forma possível, de acordo com os critérios de simetria, conveniência e conforto. Elas tem uma razão de existir. Por exemplo, a depender de como a mesa está montada, conseguimos descobrir exatamente o que vai ser servido, e isso é para ser um “ lugar comum” e não um motivo para qualquer desconforto por parte dos convidados. Eu aplico as regras que fazem sentido para mim e ignoro as regras que na minha opinão não me ajudam em nada.
4- O que significa ser uma boa anfitriã?
Receber bem, vai muito além de cumprir regras de etiqueta, montar uma mesa impecável, usar a melhor louça e taças. Ser uma boa anfitriã é dar atenção e ter cuidado com seus convidados, é ser generosa, sensível, é olhar no olho de quem você gosta e parar para ouvir. É fazer de sua casa a casa do convidado, para que ele se sinta à vontade e registre aquele momento como algo memorável.
5- Qual sua dica para quem deseja empreender no segmento de mesa posta e decoração?
É preciso ter muito foco, saber o público que você quer atingir, traçar seu caminho com base nos seus valores e não deixar nada nem ninguém te tirar dele. É preciso ter muita resiliência e paciência. Ter verdade. É preciso fazer algo que tenha real conexão com você. Ah, e um fotógrafo profissional, risos.