Depois de mais de duas semanas de distanciamento social , cada pessoa reage de maneira diferente. Adultos, adolescentes, crianças, cada um tem uma maneira sua de ver e de sentir as coisas.

Todo mundo precisa de um tempo de descanso para recuperar o cansaço mental nesses tempos de isolamento social
Pexels
Todo mundo precisa de um tempo de descanso para recuperar o cansaço mental nesses tempos de isolamento social

Leia também: Tédio, ansiedade e mais: como lidar com os efeitos do isolamento social?

De maneira geral, não é " fácil" para ninguém. Mudança de hábitos traz um certo sofrimento, estamos apegados aos hábitos anteriores e sofremos por abandoná-los.

A cada dia percebemos o quanto a situação está diferente de "antigamente" e sofremos por isso, pensar em tudo de maneira diferente, a cada coisa que fazemos cansa. Além do cansaço físico, sentimos também o cansaço emocional , quando só queremos que tudo acabe, que chegue ao fim.

Leia também: Alimentos para driblar a ansiedade: veja o que comer na quarentena

Aí aparece outro problema: não somos nós que decidimos quando acaba, não temos o controle, e temos um sofrimento adicional pela perda de controle e decisões sobre a nossa vida Isso gera mais cansaço. 

Você viu?

Então simplesmente descanse. Descanse seu corpo e sua mente.

Descanse seu corpo, pois na ânsia de recuperar algum controle, tendemos a querer fazer tudo o tempo todo, para controlar o mínimo que podemos. Não faça isso, você não precisa, em breve irá recuperar o controle de sua vida.

Descanse sua mente, isso é muito importante. A mesma causa que te traz o cansaço emocional, que é a quarentena e a falta de controle sobre sua vida nesse período, também deve te trazer descanso, afinal, não é você que tem o controle. Somente se acalme e espere terminar.

Dê um alívio a sua mente, não seja alienado, mas desligue-se um pouco dos problemas , peça ajuda a alguém que esteja próximo a você para cuidar das crianças, ou preparar uma refeição,  ou organizar algo na casa. Se não tiver mais ninguém além de você, faça uma refeição e já deixe a próxima pronta, coloque as crianças para dormir mais cedo, deixe aquela tarefa da casa para depois, mas tire uma hora de descanso mental .

Leia também: Séries e realities para maratonar na quarentena

Nessa hora, não faça nada ou faça algo completamente desnecessário. Entregue-se a ouvir música, jogue um jogo, veja televisão, olhe pela janela, durma, mas descanse a sua cabeça

A quarentena vai acabar, mas sua saúde mental tem que estar boa até lá. Imagine que todos os seus problemas irão se resolver, e irão mesmo, de uma maneira ou de outra. Foque no futuro, no ano que vem por exemplo, e isso o que está acontecendo agora será apenas uma lembrança, com isso você terá forças para "aguentar" até o final. Descanse sua mente!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!