O que é comportamento anti-social? Sociabilidade é a capacidade do ser humano viver em sociedade, assimilar valores, normas e regras estabelecidas. É uma capacidade fundamental para participar de grupos sociais, grupos esse que são a família, a escola, a religião, o trabalho, e todos os grupos aos quais fazemos parte.

Leia também: Saiba como os problemas do casal pode afetar os filhos

O comportamento anti-social precisa ser superado com ajuda dos pais
shutterstock
O comportamento anti-social precisa ser superado com ajuda dos pais

Pessoas sociáveis têm a capacidade de interagir com os outros, estabelecer relações, criar vínculos, integrar-se a padrões, e conviver em harmonia. Mas o que faz uma criança anti-social ?

Alguns fatores contribuem para isso:

  • Pais muito severos
  • Estratégia de disciplina dos pais ineficaz
  • Conflitos familiares
  • Mudança frequente de responsáveis
  • Mudança frequente de casa
  • Mudança frequente de escola
  • Abuso físico ou mental
  • Perda de um familiar importante
  • Divórcio dos pais

Existem dois tipos básicos de comportamento anti-social:  o anti-social que desrespeita regras, desobedece, é agressivo, e coloca-se contra tudo o que é estabelecido pela sociedade; existe ainda o anti-social que é aquele que simplesmente não se movimenta em direção a sociabilidade.

Você viu?

Os pais são o exemplo dos filhos, todos os comportamentos exibidos pelos pais são copiados e assimilados, se você for um pai com problemas de socialização, sejam eles com o seu cônjuge, com pais, irmãos, chefes, funcionários, o seu filho irá assimilar isso também, somando-se a isso, crianças que são criadas em meio a fatores os quais citei acima tendem a adquirir um comportamento anti-social.

Se o seu filho tem dificuldade ou não quer fazer amigos, se ele se revolta contra as regras impostas por você, se ele se tem problemas de convivência com outras crianças, cabe a você ajuda-lo.

Procure criar o seu filho em um ambiente calmo, com limites claros e bem estabelecidos, castigos justos, equilíbrio, muito dialogo. Promova a integração primeiro dentro da família, e depois com os outros grupos de convívio, dedique tempo a isso.

Crianças com comportamento extremamente anti-sociais devem procurar ajuda profissional, como terapia e ajuda emocional. Porem, o mais importante que você pode fazer por seu filho é estar atento ao que acontece com ele, dar atenção, ser pai do seu filho, de verdade, deve ser, e é o suficiente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!