As crianças mentem, isso é um fato, recentes estudos indicam que as crianças já podem começar a mentir a partir de dois anos de idade.
Leia também: Existe hora certa para elogiar os filhos?
Primeiramente vamos definir o que é mentira , fazendo uma compilação da palavra temos algumas definições: informação enganosa, engano propositado, afirmação contraria a verdade, fraude.
Existem também vários tipos de mentiras: mentira branca (considerada inofensiva), mentira deslavada (que é tão exagerada que se torna evidente), mentira enganosa (tem a real intenção de prejudicar ou tirar vantagem) e mentira de fofoca (invenção de algo que pode prejudicar ou denegrir outra pessoa).
Bem, qual o ser humano que nunca mentiu? Mas o que faz uma criança pequena contar mentiras? Alguns dos motivos podem ser bem simples. As crianças mentem basicamente pelos mesmos motivos dos adultos:
- Mentimos para não decepcionar alguém
- Mentimos para fugir de responsabilidades
- Mentimos para chamar a atenção
- Mentimos para evitar castigos
- Mentimos para impressionar
- Mentimos para conquistar alguma coisa
- Mentimos por inveja
- Mentimos pelos mais diversos motivos, e a criança também.
Vejamos alguns exemplos de mentiras infantis :
- Duas crianças estão brincando correndo pela casa, uma delas esbarra em algo que cai e quebra. Quando questionada pela mãe essa criança vai dizer "não fui eu";
- Um amigo na escola fala para outro "amanhã eu vou no Hopi Hari”, o outro amigo que nunca foi, mas gostaria de ter ido responde: " já fui varias vezes";
- Uma criança come a bolacha que era de outra, quando questionado vai dizer "não comi";
- A criança inventa uma dor que não esta sentindo para não ir à escola;
- A criança que foi mal na escola e fala para a mãe que foi bem.
Todas essas mentiras parecem, e muitas vezes são inofensivas, mas ainda assim são mentiras.
Você viu?
Como lidar com as mentiras que nossos filhos contam?
Bom, se o seu filho esta mentindo, a primeira coisa a fazer é tentar perceber, o porque de ele estar fazendo isso. Provavelmente existe um ganho, um beneficio em contar determinada mentira, e nós, os pais, devemos averiguar isso.
Nunca confronte seu filho quando perceber uma mentira, não diga a ele, "você esta mentindo" simplesmente mostre a ele que você sabe. Como, por exemplo, no caso da criança que comeu a bolacha de outra, você pode dizer somente, "não foi você né? então o que são essas migalhas no seu queixo?".
Não dê a seu filho a chance de mentir a você quando você já sabe a resposta. Você já sabe que ele derrubou e quebrou o vaso, não vá perguntar a ele " você quebrou o vaso?" O medo do castigo, a preocupação de ter decepcionado você, ou outro fator qualquer pode fazer com que ele minta e diga que não foi ele.
Ao invés disso, diga a ele o quanto você ficou chateada pelo vaso ter quebrado, que ele deve ter mais cuidado quando estiver brincando, e peça a ele ajuda para arrumar a bagunça.
Mais uma vez voltamos aos pais, os pais são o exemplo dos filhos, não minta para seu filho, com esse exemplo ele dificilmente mentira para você. Diga a seu filho que mentir não é correto.
Leia também: Os pais e a dificuldade de entender o que os filhos querem
Seja receptivo a seu filho quando ele cometer algum erro. Crianças que tem pais receptivos tendem a ser mais honestas. Comunique-se com seu filho o tempo todo, coisas boas e coisas ruins devem ser tratadas da mesma maneira, com paciência e atenção.