Muitas e muitas vezes ouvimos falar da dificuldade de comunicação entre pais e filhos , geralmente fala-se sobre o tema na adolescência, mas aqui iremos falar na dificuldade de comunicação desde o nascimento. Recém-nascidos já se comunicam, bebês bem pequenos estão se comunicando o tempo todo, mas como entender o que eles querem dizer?

Leia também: O que fazer para estimular a independência dos filhos?

As vezes os pais não sabem diagnosticar o que os filhos querem
shutterstock
As vezes os pais não sabem diagnosticar o que os filhos querem

O bebê chora e a mãe tenta "adivinhar" o que é: fome? Sono? Dor? Solidão? Desconforto? Será que ele só quer arrotar?  Não tem como saber.

Esses são os principais motivos de choro dos bebês, e logo a mãe começa a identificar cada tipo, e a solucionar cada "problema". Essa forma de comunicação nem é tão difícil assim, mas existem outras.

O que o bebê quer dizer quando joga um objeto no chão?  Provavelmente, esta te convidando pra brincar com ele, ou esta simplesmente explorando o ambiente.

Às vezes o bebê fica de braços abertos para cima, isso demonstra insegurança, faça carinho e demonstre que ele esta seguro, se não puder segura-lo, envolva o bebê em um cobertor ou fralda.

A bebês que fazem vários movimentos repetitivos pode ser ansiedade causada por vários motivos, separação da mãe é um deles, os movimentos repetitivos tem efeito calmante para os bebes.

Quando a criança cresce um pouco mais começa a falar, pouco, mas inicia-se a comunicação verbal , só que não estamos falando disso, estamos falando do que a criança realmente quer dizer, com a fala, quando não fala, com gestos, movimentos e principalmente com atitudes.

Fiz uma pequena listinha de coisas que as crianças fazem e o que significa:

  • Criança interrompe os pais conversando entre eles ou com outras pessoas
  • Criança fala palavrão
  • Criança retruca quando recebe um comando, uma reprimenda, um castigo
  • Criança faz birra

Todas as atitudes acima tem praticamente o mesmo significado: Atenção , a criança esta pedindo por atenção!

Dê atenção ao seu filho, dê tempo de qualidade, sente com ele e brinque, leia um livro, assista um desenho, ouça uma musica, cozinhe com ele.

Não adianta arrastar seu filho para todo lado que você vai, isso não é dar atenção, isso é só ficar com ele, mas fazendo muitas outras coisas, criança precisa de atenção

Nos momentos em que for realmente ficar com seu filho, desligue o celular, não assista o jornal, não converse com outras pessoas, não interrompa as brincadeiras para fazer outra coisa, explique previamente que aquele é o tempo de vocês, não importa se serão 10 minutos ou 2 horas, isso é tempo de qualidade e é nesse tempo que seu filho aprende que você esta ao lado dele, que ele pode contar com você e assim ele não precisa usar subterfúgios para chamar sua atenção.

Criar crianças que se sentem seguras, as quais temos que dedicar um tempo realmente valioso na infância, dá trabalho, mas criar crianças que se sentem negligenciadas, da mais trabalho ainda, porque essa é uma marca que ela levará para a adolescência e vida adulta, sempre querendo receber a atenção que tanto necessitavam quando eram pequenos.

Leia também: Obediência - muito almejada, pouco conquistada!

Faça um esforço e entenda o que realmente o seu filho quer dizer para você.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!