Tons neutros, luzes indiretas e aconchego definem este dormitório de casal
Herman Charles Christ
Tons neutros, luzes indiretas e aconchego definem este dormitório de casal

O quarto é um dos ambiente mais importantes da casa.  Afinal, é lá que se recarregam as energias de um dia de descanso, onde se namora e onde curtimos aquele dia de preguiça. Por isso, toda atenção que damos a esse cômodo na hora de decorar a casa, compensa. Seja na iluminação, na escolha dos móveis e das cores, cada pequeno detalhe faz a diferença para um quarto que tenha o estilo do morador e seja um lugar de paz e sossego. 

 Leia também


“O quarto é um espaço valioso da casa no dia a dia. Por isso deve propiciar a privacidade, com calma e relaxamento. Não pode ser um ambiente carregado para não atrapalhar o descanso. Deve ser um verdadeiro recanto!”, comenta a arquiteta Paula Passos.

Sua sócia, a também arquiteta Danielle Dantas, diz para manter essa atmosfera uma decoração com “muita informação” no cômodo não é a melhor indicação e que o melhor é optar pelo conforto sempre. As arquitetas destacam o que não deve ser feito na decoração do quarto. 

Falta de planejamento 

“Não deixe de ter um bom planejamento tanto na questão espacial, quanto no conceito de decoração para o quarto. É preciso medir o espaço disponível, assim como pensar no tamanho ideal dos móveis. Alinhe ideias do que você deseja com um profissional competente. Só depois de tudo bem conversado, aí sim a obra deverá começar”, dizem as profissionais. 

Mobiliário e Objetos

O excesso de mobiliário no quarto é um erro recorrente. Evite a colocação de peças desnecessárias e verifique se os móveis escolhidos não são grandes demais para o espaço disponível. Esses erros podem reduzir o tamanho do local, dar a sensação de sufocamento, além de atrapalhar a circulação e a organização.

É importante pensar em móveis que tenham espaço para o armazenamento adequado, para contribuir na melhor disposição dos objetos e roupas. Se possível, os armários embutidos devem ficar em paredes internas da residência. No caso das paredes externas, que são ligadas às fachadas, é maior o risco de as roupas ficarem mofadas, em razão de intempéries e possíveis infiltrações.

Os espelhos são bem vindos para dar amplitude, mas devem ser posicionados de forma adequada. Também cuidado com os exageros na quantidade e tamanho!

Proporções

Mesas de cabeceira devem ser proporcionais à altura da cama, nem muito altas, nem muito baixas. Do contrário, podem se tornar desconfortáveis para quem for pegar algum objeto ou mexer na luminária de leitura. Essas peças devem ser proporcionais tanto na largura e profundidade, com tamanho suficiente para a inclusão de itens essenciais.

É preciso ter uma proporção entre o tamanho da cama x tamanho da cabeceira, levando em consideração, ainda, a metragem do quarto. O intuito é que a cama não atrapalhe a abertura de armários, assim como a circulação das pessoas. Por isso, uma dica é ter ao lado da cama pelo menos 70 cm livre. 

Leia Também


Qualidade de vida

Quartos precisam ficar localizados em ambientes bem ensolarados e ventilados, livres de umidade, para que os moradores não adquiram possíveis problemas respiratórios. Como a maioria das pessoas fica, em média, 8 horas dentro desse ambiente à noite, ter esse tipo de consciência é essencial. 

Iluminação

Esse é um dos itens que vai mexer principalmente com o humor e as sensações dos moradores antes de dormir. O quarto precisa oferecer diferentes cenários de luz. Por isso, deve ter uma boa iluminação para usos gerais, mas também ficar bem escuro na hora de dormir. Isso garantirá uma agradável noite de sono. Apenas um ponto de luz não deixa um quarto aconchegante, portanto invista em luminárias auxiliares e de luz indireta.

Um dos grandes erros está na escolha da temperatura de cor das lâmpadas, em que muitos clientes compram peças com iluminação branca fria (5000K ou mais), mas o correto é a luz de temperatura branco quente (2700K a 3000K) para trazer o conforto necessário para dormir bem.  

Cortinas

Ainda falando em iluminação, o uso de cortinas é sempre indicado porque permite um maior controle da luz externa, além de trazer privacidade. Porém, preste atenção ao tipo de tecido escolhido, pois há alguns que, na presença de luz invertida de dentro para fora, acabam revelando o que há dentro do quarto. Portanto, a cortina deve deixar permitir a entrada de luz durante o dia, mas trazer privacidade à noite. 

Leveza nas Cores

Atenção para as cores vivas ou estampas em excesso no quarto, pois tornam o ambiente carregado e confuso. O mais indicado é a escolha por tons leves, neutros ou naturais para que o espaço fique mais sereno. Inclusive, procure combinar as cores dos elementos como móveis, revestimentos e até mesmo das roupas de cama, com o intuito de que tudo fique harmônico. Mesmo assim, para quem gosta de tons mais arrojados, uma alternativa é escolher apenas um ponto de destaque como um quadro ou algum acessório para a cama, por exemplo. 

Almofadas e Travesseiros

Mais uma vez, atenção aos excessos! Evite colocar muitas almofadas e travesseiros na cama. Apesar de serem itens super necessários para o conforto, isso trará um maior trabalho na hora de arrumar a cama no dia seguinte. Além da necessidade de mais espaço útil em armários para guardar as peças quando você não estiver usando. Portanto, tudo na medida certa.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!