5 passos para ter seu próprio jardim zen

Tem vontade de ter um lugar que transmita paz e tranquilidade sem precisar viajar pra longe, nem sair do conforto do seu lar? Reservar um cantinho para cultivar algumas plantas, elementos naturais e até uma miniatura do Jardim Zen em casa pode ser suficiente para ajudar a aliviar o estresse.

Busque um lugar aconchegante

O importante é que seu jardim seja um local aconchegante e leve, que revigore as energias. Por isso deve estar sempre bem cuidado, limpo e organizado. Invista em esteiras e almofadas e use o lugar para meditar, ler, praticar yoga ou apenas relaxar.

Reprodução/Pinterest

Tenha objetos poderosos no seu jardim

Escolha objetos e elementos nos quais sinta uma força importante para limpar as energias e proteger o ambiente, como os sinos dos ventos, que tocam com a passagem do ar, filtros dos sonhos, mandalas e espelhos. Se você estiver montando o seu em um apartamento, busque por um espaço próximo da janela para que todos os componentes recebam ar e luz do Sol e da Lua.

Reprodução/Pinterest

Faça um altar

Como o jardim é tradicional da cultura budista, vale ter uma imagem de Buda nesse altar. Mas, você também pode apostar em outras imagens nas quais acredita, independentemente de crenças e religião. Para compor esse espaço, o ideal é colocar diferentes elementos que representem limpeza e proteção energética e espiritual, como amuletos, incensários, pedras e cristais.

Redação João Bidu

Combine os elementos

Para aumentar o poder da natureza no seu pequeno espaço, você pode colocar objetos que simbolizem os quatro elementos essenciais: fogo, ar, terra e água. Incensos, defumadores, sinos dos ventos, pedras e fonte de água são opções simples, mas poderosas. Para representar a terra, você pode montar uma miniatura de Jardim Zen tradicional.

Reprodução/Pinterest

Invista nas plantas

Muitas religiões e filosofias acreditam no poder das plantas e nas energias que elas transmitem. O Feng Shui, por exemplo, é uma arte chinesa milenar que planeja a disposição dos móveis, a decoração e a utilização de plantas e objetos em cada cômodo da casa, a fim de harmonizar o ambiente.

Reprodução/Pinterest