5 plantas que estão em alta para decorar sua casa

Com a realidade imposta pela pandemia, as pessoas passaram a se interessar pelo cultivo de plantas e flores em casa e até na criação de seus próprios jardins. Algumas espécies têm se destacado com uma procura maior, por isso a florista Juana Martinez separou os tipos que estão em alta, além de dicas de como cultivá-las.

Begônia maculata

Conhecida como asa de anjo, ela faz sucesso por sua beleza ímpar e exótica. É uma planta de sombra com luz indireta, o que torna o cultivo em ambientes internos mais fácil. Para deixar a espécie sempre saudável e bonita, é importante manter o solo sempre úmido, mas sem deixá-lo encharcado. Atenção com crianças e animais: apesar da aparência encantadora, a planta é tóxica caso ingerida.

Reprodução/Instagram

Ficus lyrata

Nativa de florestas tropicais africanas, a Ficus lyrata, também conhecida como figueira-lira, impressiona pelas folhas brilhantes, largas e com nervuras marcantes, que remetem ao instrumento musical. Precisam de regas frequentes, cerca de duas a três vezes na semana, mas sempre verifique o substrato antes. Se ainda estiver úmido, espere um ou dois dias. A melhor forma de regar a Ficus é abundantemente, deixando escoar muito bem a água pelos furos de drenagem.

Reprodução/Instagram

Monstera deliciosa

Comumente chamada de costela-de-adão, é uma planta da família das aráceas. A planta se dá bem em ambientes úmidos. A temperatura ideal para cultivar a Monstera é entre 20ºC a 25ºC . Dessa forma, o frio não é indicado para o cultivo dessa espécie. Para finalizar, lembre-se de manter as folhas limpas.

Reprodução/Instagram

Jiboia

Além de ser uma planta bonita e fácil de cuidar, ela também é excelente para purificar o ar. Ela é uma das poucas espécies recomendadas pela NASA para termos dentro de casa com essa finalidade. Trepadeira tropical de fácil manutenção, a jiboia gosta de água e calor. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno. O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.

Reprodução/Instagram

Maranta triostar

Também conhecida como Calathea Triostar, Maranta Tricolor ou Maranta Triostar. Ela adora ambientes claros e bem iluminados, mas sem sol direto, que pode queimar suas folhas. Mantenha o solo levemente úmido. Regue, em média, de 2 a 3 vezes por semana.

Reprodução/Instagram