Apesar de o outono e o inverno no Brasil não serem estações tão geladas quanto em outros países do mundo, algumas regiões do País enfrentam, sim, um friozinho. Em algumas cidades, as temperaturas já estão mais amenas do que estavam há algumas semanas, e, em um clima assim, as pessoas tendem a buscar o aconchego. Se você é do time dos que curtem se enfiar em casa e curtir o friozinho, saiba que algumas mudanças na decoração podem deixar os ambientes ainda mais propícios para isso.
Leia também: Saiba como escolher as cores da casa com base nas sensações que elas passam
A decoração não é apenas algo para ser visto. Os elementos dela – sejam visuais, táteis ou até olfativos – trazem sensações e, com dicas simples, é possível tornar a atmosfera de um cômodo mais relaxante e confortável para aproveitar as baixas temperaturas. Confira oito delas:
1. Luzes de Natal
Quem disse que essas luzinhas – também conhecidas como pisca-piscas – só devem ver a luz do dia na época do Natal? De quartos infantis a salas de estar e outros ambientes, há várias formas de utilizar os cordões com pequenas luzes para decorar, e a delicadeza desse tipo de iluminação deixa qualquer cantinho mais aconchegante.
Você pode pendurar um jogo de pisca-piscas na cabeceira da cama, em torno de uma janela, em um mural ou até utilizá-lo como “varal” para pregar fotos reveladas. Para quem curte trabalhos manuais, outra forma interessante de usar essas luzes é escolher um recipiente de vidro (vale até uma garrafa bonita), fazer um furinho no fundo dele e colocar o cordão enroladinho lá dentro. Quando estiverem acesas, a peça servirá como um excêntrico abajur.
2. Iluminação indireta
Outra forma de brincar com a iluminação para tornar um cômodo mais aconchegante é utilizar iluminação indireta. De acordo com Nara Grossi, arquiteta e colunista do Delas , apostar em uma iluminação que é mais “difusa” em vez de ter apenas um foco que ilumine o cômodo inteiro “de uma vez” traz conforto visual e ainda traz um clima mais intimista aos ambientes.
Para fazer isso, é possível utilizar abajures, luminárias, spots de luz espalhados pelo teto e até fitas de led “escondidas” sob prateleiras, espelhos, e até atrás da cabeceira da cama.
3. Velas aromáticas, incensos e difusores
A aromaterapia prega que determinadas essências são capazes de relaxar e até amenizar problemas de saúde, mas, mesmo que você não acredite nisso, não há como negar que um cheirinho agradável ajuda a deixar um ambiente aconchegante, não é? Para incorporar isso na decoração, você pode, por exemplo, investir em velas aromáticas que, além de terem uma infinidade de fragrâncias disponíveis, também contribuem para um visual agradável e sofisticado.
Outra opção é incluir um porta-incensos na decoração do quarto, da sala ou até do banheiro, alternando diferentes fragrâncias , ou espalhar difusores com a essência de sua escolha pela casa.
4. Cantinho da meditação
De acordo com um levantamento realizado recentemente pelo Pinterest – rede social que reúne bilhões de ideias de design, organização, beleza, gastronomia e mais –, as pessoas estão cada vez mais inclinadas a reservar um canto da casa para relaxar ou até meditar.
Conforme mostram os dados levantados, as ideias envolvendo espaços para relaxamento e meditação salvas pelos usuários da rede social cresceram 248% de um ano para cá e, normalmente, envolvem pufes, almofadas, tapetes e plantas. Aqui, porém, não há fórmula e você pode montar seu cantinho com os elementos que preferir.
5. Tapetes
Outro elemento que se destacou no levantamento realizado pelo Pinterest foi o tapete. Nas épocas mais frias do ano, esse elemento, além de cobrir o chão gelado e ser gostoso de pisar, também traz uma sensação de aconchego ao cômodo em que estiver.
Essa opção também vai de gosto: você pode escolher tapetes de lã, um daqueles bem peludos e macios, apostar em estampas “diferentonas” ou em designs mais sóbrios. Além disso, eles caem bem ao lado da cama, sob a mesa de centro e até no banheiro.
6. Tricô gigante
Esse estilo de tricô é outro item que tem despertado bastante o interesse dos internautas de acordo com o levantamento do Pinterest. Feito com agulhas gigantes ou até com os próprios braços, o crochê gigante forma peças que só podem ser descritas como “fofura absoluta”.
Para épocas mais frias como o outono e o inverno, jogar um cobertor confeccionado com esse ponto sobre o sofá ou a cama não é apenas agradável ao toque, mas também passa a ideia de conforto e aconchego para quem os vir.
7. Mantas e almofadas
Mesmo que não sejam feitas com o tricô gigante, mantas e almofadas de sua preferência também dão um toque bem aconchegante à decoração. Você pode misturar diversas cores, materiais e texturas e criar uma coleção de almofadas e cobertores para manter no sofá ou na cama, deixando tudo preparado para ter conforto durante aquela soneca que o clima frio pede.
Se não houver muito espaço ou você não quiser rearrumar as coisas sempre que alguém se sentar no sofá ou na cama, também é possível manter esses objetos à mão em um cesto de vime ou madeira. Além de ser prático, também é uma boa forma de incorporá-los à decoração.
8. Decoração em madeira
Ao contrário do mármore e outras pedras – considerados materiais “frios” –, a madeira é um material que passa a ideia de aconchego e calor, deixando a decoração mais rústico e a casa com cara de casa de campo. Sendo assim, apostar em enfeites e móveis de madeira também é algo que ajuda a deixar os ambientes mais confortáveis.