Iluminação indireta é a queridinha para o aconchego em casa

A arquiteta e colunista Nara Grossi conta como pode ser muito mais confortável apostar na iluminação indireta para curtir o clima em casa

Nada pior do que entrar naqueles ambientes super iluminados, capazes de derrubar toda a nossa produção de beleza.  A luz na medida certa, gentil, sem ofuscar os olhos, faz os espaços ficarem muito mais bonitos e aconchegantes, e nós, mais confortáveis. Para isso, uma boa escolha é apostar na iluminação indireta . Adoramos usar e abusar dessa solução aqui em nossos projetos.

Leia também: Cultura e boa arquitetura para curtir o feriado em São Paulo

A iluminação indireta dá um clima de aconchego para o ambiente, valorizando as soluções de design
Foto: Reprodução/Casa e Jardim
A iluminação indireta dá um clima de aconchego para o ambiente, valorizando as soluções de design


Muitas vezes nem percebemos que um ambiente gostoso de ficar é aquele que trabalha com uma luz mais difusa, sem nenhum foco voltado para nossos olhos e cabeças. A iluminação indireta , além de proporcionar conforto visual, dá um clima mais intimista. A luz trabalha por reflexão, ou seja, não vemos a lâmpada (evitando esse desconforto) e, sim, sentimos a luz. 

Para quem curte um astral mais romântico em casa, vale investir em abajures - de piso ou de mesa - e arandelas nas paredes, jogando a luz para o teto. Outra boa opção é a sanca, que ilumina de forma uniforme e difusa.

Foto: Reprodução/Casa e Jardim
O abajur de piso dá o charme, enquanto a sanca ilumina de um jeito suave


Uma solução que temos usado bastante, e que é bem legal, é a iluminação por baixo das prateleiras, feita com fitas de led. Esse tipo de solução fica muito bem para ambientes de estar. Além de iluminar os livros e objetos expostos, proporciona uma luz baixa gostosa que traz personalidade para o espaço.

Foto: Reprodução/Gema Arquitetura
A luz marcada e ao mesmo tempo difusa das prateleiras dão um clima aconchegante e moderno para a sala



Leia também: Tapetes na decoração: dicas e inspirações

Outra possibilidade é usar essa mesma proposta com fita de led para iluminar cabeceiras e espelhos de banheiro, em uma solução parecida com a de uma sanca, só que dessa vez sem estar no teto. A luz difusa e linear valoriza esses espaços de um jeito simples e sofisticado, sem dizer que é super confortável poder tirar proveito da luz dessa forma.

Foto: Reprodução/Pinterest
A luz difusa é extremamente confortável, além de valorizar o ambiente


Essa mesma solução também pode ser aplicada para iluminar áreas de trabalho, como bancadas de cozinha ou a mesa do escritório. Para isso é só prever uma prateleira ou módulo de madeira sobre esses espaços e incorporar a iluminação em linha,  também em fita de led. Fica lindo e é super eficiente.

Foto: Reprodução/Gema Arquitetura
A mesa de estudos ganha reforço confortável com a iluminação indireta


Leia também: Aposte em paredes coloridas para mudar o visual e o astral da sua casa

A iluminação é fundamental na conformação do design dos espaços, e a iluminação indireta tem esse poder de deixar tudo lindo e charmoso, sem falar no conforto visual que ela traz. É aquele tipo de luz que acalma e que nos faz sentir em casa.  Vamos brilhar do jeito certo? Qual seu tipo de luz? E para mais  dicas de Arquitetura e Design, acompanhe a coluna de Nara Grossi no Delas