Em alguns momentos bate aquela vontade de repaginar o visual de alguns ambientes de casa, mas surge a dúvida por onde começar e quanto isso tudo vai custar. Normalmente, com medo de errar ou enjoar, tendemos a deixar as paredes de casa em tons claros e frios. Apostar em paredes coloridas é a forma mais barata, rápida e simples para dar cara – e vida – nova à sua casa.
Leia também: Decoração com plantas - inspire-se e traga o verde para dentro de casa
O primeiro passo é definir a parede ou a área que deseja colorir. O ideal é escolher uma parede ou cantinho estratégico, daqueles que você sempre olha e pensa: “O que eu podia fazer nesse espaço?”.
Tons fortes são uma boa opção quando a ideia é usar uma cor única. Essa é uma aposta que sempre fazemos nos projetos da Gema Arquitetura. Uma dica para não errar é escolher tintas que tenham um tom mais seco.
Leia também: Amarelo primrose é a cor do momento; veja dicas de como usá-la em casa
Agora, se a ideia é misturar duas ou três cores (e adoramos essas combinações), uma boa opção é partir para os grafismos, que podem ser aplicados na mesma parede ou em paredes contíguas. Esse conjunto de cores, aplicados sobre uma composição geométrica, cria a sensação de um painel personalizado para seu espaço específico. A partir dessa decisão escolha uma paleta com a combinação de cores que deseja aplicar.
É importante ter em mente que essa combinação não precisa ser um degradê da mesma cor. Não precisa estar com tudo “combinado”. Pode se soltar e investir numa composição de cores que você se identifique e que fiquem bem entre si, mesmo que tenham tonalidades a princípio muito diferentes. Brincar com as paredes coloridas nessas combinações e desenhos deixará seu ambiente mais contemporâneo e personalizado.
Leia também: Truques e dicas para deixar a casa com cara de apartamento de novela
Dica: para executar a pintura com diferentes cores deve-se passar uma fita adesiva definindo o alinhamento e limites entre elas. Comece pelo tom mais forte. Aplique no primeiro dia apenas um tom, quantas demãos forem necessárias. Depois de seco parta para a segunda e terceira cor, respectivamente, sempre contando com a fita adesiva para traçar esse alinhamento do grafismo pretendido.
A aposta em paredes coloridas vai trazer uma renovação surpreendente para sua casa. Que tal criar coragem e começar a brincar? Para saber mais dicas de arquitetura e decoração, acompanhe a coluna de Nara Grossi no Delas .