A chegada da primavera promete encher os dias com sol e cores vivas. Na moda, saem de cena os tons fechados e sóbrios do inverno e em seu lugar entram as estampas, cores fortes e alegres . A temperatura mai amenas da estação das flores também favorece a renovação da pintura da casa, que pode entrar no clima primaveril com o uso de novas paletas de cores nas paredes.
Para a especialista da Tintas MC, Flávia Sá, a natureza é a maior fonte de inspiração para esta época do ano, podendo influenciar nas pinturas e na decoração do lar. “Esta estação nos ilumina com flores dos mais diferentes tipos, cores e formatos, oferecendo uma ótima fonte para se inspirar”, afirma.
Por conta das inúmeras possibilidades de combinação, a primavera se mostra como um momento ideal para renovar a pintura, seja de um cômodo específico ou da casa toda. “Às vezes, mudar a cor da residência inteira pode ser uma tarefa muito desafiadora. Por isso, incentivamos que nossos clientes experimentem e ousem em um ambiente: toda mudança é válida e aquece o coração”, diz Flávia Sá.
Para ajudar a explorar toda a inspiração trazida pela natureza durante a primavera, a especialista criou três paletas de cores, cada uma orientada por paisagens e flores comumente encontradas na estação das flores. Confira qual tem mais a ver com seu gosto e a decoração da sua casa e inspire-se.
Paleta amadeirada
Os tons terrosos estavam em alta durante o inverno e continuam em evidência na primavera. Agora, entretanto, o marrom cede o protagonismo para o bege, que pode ser combinado com outras cores fortes, como a “Terra exótica” e tons mais amadeirados.
“As variações do bege e do marrom podem aflorar sentimentos de acolhimento e conforto, ideais para qualquer estação do ano, além de serem coringas para combinações com as cores mais vivas e alegres da primavera, indica.
Paleta primaveril
Para esta paleta, a especialista buscou inspiração nos canteiros e viveiros de flores, que recebem uma camada extra de cor durante a primavera. Os carros-chefes são os tons de rosa, laranja e vermelho.
Com fortes características da estação, a paleta primaveril traz cores quentes e energizantes. “Para criá-la, nos inspiramos na variedade de tipos de flores que nascem em todo o canto na primavera. Para quem quer apostar nestas cores mais fortes e impactantes, mas tem receio de ousar, incentivamos o uso de variações destes tons, em paletas mais fechadas, e apenas em detalhes do espaço. Mas para quem gosta de combinações divertidas e cheias de personalidade, estas cores são uma excelente opção de combinação”.
Paleta campestre
Com a transição do inverno para a primavera, campos de girassol florescem por todos os cantos do Brasil. Esta foi uma das inspirações para a paleta campestre. O frescor do verde e do azul-celeste se combinam ao vigor do amarelo em grande destaque, trazendo uma paleta versátil e revigorante.
Para Flávia, as cores desta paleta podem ser usadas em ambientes onde o desejo seja criar uma atmosfera mais delicada, fresca e com um toque iluminado. “A imaginação pode viajar e buscar referências na própria natureza nesta estação cheia de cores”, diz a especialista.
Mistura de paletas
Nada impede que um mesmo cômodo junte duas paletas. A especialista conta que é possível fazer essa junção e que depende muito com a personalidade da pessoa. "Uma pessoa extravagante que gosta de ousar, pode trabalhar com combinações de qualquer paleta de cores dento do ambiente", diz.
Ela indica para que pessoas mais reservadas e conservadoras trabalhem uma variação dentro da mesma paleta de cor. "Pintar todas as paredes do ambiente, por exemplo, em um tom mais neutro e uma parede menor em um tom mais forte de marrom, alaranjado ou usar um amarelo mais intenso", diz.
A profissional acrescenta que toda combinação de cores é possível e que as pessoas podem se inspirar na natureza e nessa explosão de cores que a estação traz. "Falamos para as pessoas que a primavera é a melhor estação do ano para que elas possam olhar para natureza e se inspirarem para trazer as cores para dentro de casa", completa.