Como cuidar das flores no inverno? Especialista explica quais são os cuidados
Unsplash
Como cuidar das flores no inverno? Especialista explica quais são os cuidados




A época mais fria do ano demanda alguns cuidados para que a nossa saúde não fique comprometida. Assim como os humanos, as plantas podem ter a sua constituição prejudicada em períodos como o inverno, em que as temperaturas baixam. No Brasil, em regiões em que o inverno é mais rigoroso, como o sul do país, é preciso tomar algumas precauções para proteger as plantas.

Segundo a florista Juana Martinez, na estação a maioria das plantas entram no estágio de dormência para economizar energia. “Isso significa que elas não crescem muito e podem até perder folhas por conta da sensibilidade”, diz. 

Você viu?


De acordo com a florista, as baixas temperaturas podem causar grandes danos na estrutura celular da planta. Como por exemplo, promovem o congelamento dos tecidos das sementes, inibindo a germinação uniforme, causando graves problemas no desenvolvimento.

Juliana explica que entre os principais cuidados a serem tomados, é a irrigação. “O inverno normalmente é uma estação onde ocorre menos chuva e para quem não mantém a irrigação de seu jardim em dia pode encontrar consequências futuras”, explica. No entanto, ela alerta que a irrigação em excesso também pode prejudicar a planta. “Isso pode ocorrer devido à proliferação de fungos”, diz.

A especialista aponta outros cuidados para o cuidado com as plantas, como atividades como adubação do solo para facilitar a oxigenação e intensificar o fortalecimento de raízes e a poda de folhas mortas e galhos secos. Além disso, adubar a terra com fósforo e potássio ajuda as plantas a resistirem mais no inverno. “Lascas de madeira também são muito usadas pois são ricas em nutrientes naturais”, explica.

Segundo a florista, a rotina ideal para cuidar das plantas no inverno é regar menos pela manhã já que a umidade permanece mais alta. “Se a frequência de água continua a mesma, a água acumula e pode apodrecer raízes e folhas”, diz. 

Por último, ela orienta que seja feita a adubagem das plantas logo antes do inverno, já que os nutrientes dão energia extra para as plantas, deixando-as mais fortes. "Deixe em local privilegiado, em que haja maior incidência de luz solar. Mesmo as plantas que não gostam do contato direto com o sol precisam de uma dose extra de luz e calor durante esta estação", ressalta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!