Manter o guarda-roupas organizado  é um desafio para muita gente, principalmente quando o assunto são as gavetas. Geralmente, camisetas e roupas íntimas são guardadas nesse espaço, o que faz com que sejam mexidas diariamente. Entre uma escolha de peça e outra, a bagunça toma conta. 

gavetas
shutterstock
Para organizar as gavetas da melhor forma, o ideal é separar as peças de roupas por cor e categoria

Felizmente, existem algumas técnicas de organização de roupas que facilitam muito na hora de guardar as peças na gaveta . Assim, fica mais fácil manter o espaço organizado por um período mais longo. Além de deixar o visual mais agradável, facilita o dia a dia e poupa tempo na hora de escolher as peças. 

Pensando nisso, selecionamos quatro dicas de como organizar gavetas que vão fazer toda a diferença. Confira:

1. Separe por categorias

Para uma boa organização , as peças devem ser separadas por categorias. Geralmente, as gavetas são reservadas para roupas íntimas, de ginástica, de praia, shorts e pijamas. Se sobrar espaço, também pode colocar camisetas. 

2. Separe por cor

Seguir uma escala de cor ajuda a visualizar melhor o que você tem disponível e encontrar aquela peça de roupa que procura. Prefira organizar do tom mais claro para o mais escuro, deixando as roupas escuras o mais distante da luz natural possível para evitar que desbote. Em relação às peças estampadas, coloque próximas ao tom predominante na estampa. 

Em uma gaveta de camisetas, por exemplo, também é interessante seguir uma sequência. Por exemplo, agrupar camisetas de manga curta e manga longa do mesmo tom. Só depois que todas do mesmo tom estiverem juntas, passe para a próxima cor. 

3. Deixe espaço livre

Às vezes o espaço é pequeno e apertamos bem as peças na tentativa de fazer caber tudo junto, não é? Pois é, mas no dia a dia isso só atrapalha a organização. O ideal é deixar um espaço livre para manusear as roupas com folga, além de permitir que as peças respirem. 

4. Use acessórios para organizar

Existem vários  acessórios de organização pensados para gavetas, o que facilita muito na hora de guardar as peças. Existem casulos de plástico ou acrílico, por exemplo, para guardar roupas íntimas, assim não ficam soltas. Outra sugestão é comprar pequenas cestinhas e formar nichos na gaveta.

    Veja Também

      Mostrar mais