Conseguir organizar o guarda-roupa é um desafio para muita gente, mas a verdade é que a tarefa não é difícil. Com técnica e alguns truques é possível manter as peças em ordem e aproveitar o espaço da melhor forma. Assim, fica até mais fácil encontrar o que deseja, além de evitar aquela bagunça na hora de escolher a roupa do dia. 

A primeira dica para organizar o guarda-roupa é avaliar tudo o que tem e separar em categorias
shutterstock
A primeira dica para organizar o guarda-roupa é avaliar tudo o que tem e separar em categorias

Se você quer aproveitar os dias em casa para colocar a organização em dia, listamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença. Veja abaixo como organizar o guarda-roupa em apenas quatro passos:

1. Analise o que você tem e separe em categorias

O primeiro passo para começar a organizar o guarda-roupa é fazer uma boa avaliação de tudo o que você tem. Para isso, tire todas as peças de dentro do armário e separe em categorias: roupas íntimas, camisetas, vestidos… Assim fica mais fácil avaliar onde acomodar cada tipo de roupa. Além disso, essa é uma boa oportunidade para ver quais itens precisam de reparos e quais podem ser destinados para a doação. 

2. Otimize as gavetas e prateleiras

A segunda dica é otimizar o espaço que você tem no armário. Entenda quantas gavetas e prateleiras você tem disponível para organizar tudo. Geralmente, os itens acomodados na gaveta são: roupas íntimas, camisetas de manga curta e longa, pijamas, roupas de ginástica e de praia. Já nas prateleiras, você pode colocar malhas, casacos de lã e linha e peças de moletom. 

Vale lembrar que essa é apenas uma sugestão. É importante entender o espaço que você tem e adaptar. Se você tiver mais prateleiras, por exemplo, priorize peças pequenas para as gavetas.

Você viu?

Leia também: Dobrar ou pendurar? Saiba qual é a melhor forma de guardar cada tipo de roupa

3. Pendure apenas o que amassa

Nem sempre o espaço disponível para pendurar as roupas é muito espaço. Por isso, a dica é priorizar o que amassa com mais facilidade e que não pode ficar com as dobras marcadas, como camisetas. Um truque é padronizar os cabides e utilizar aqueles mais fininhos, isso vai otimizar o espaço.

4. Reserve um espaço para roupas pouco usadas

Geralmente, casacos pesados e blusas de lã são usadas por poucos semanas durante o ano, não é mesmo? Leve isso em conta na hora de organizar o guarda-roupa. Durante o verão, você pode deixar essas peças em lugares de acesso mais difícil, como o maleiro ou uma prateleira mais alta. 

Atenção: não utilize saco plástico para guardá-las, eles não permitem que o tecido respire -- o que pode causar manchas. O mais indicado para conservar a roupa é usar sacos de TNT. Outra dica é usar sacos com fechamento hermético, assim tira-se o ar e diminui o volume da roupa. Além de ganhar espaço, a peça fica protegida. 

Leia também: Confira 6 dicas práticas de organização do Pinterest para testar agora

Dica extra: use acessórios para ajudar na organização

Existem uma série de acessórios disponíveis no mercado que ajudam na organização do guarda-roupa. Você pode comprar divisórias e colmeias organizadoras para manter as peças pequenas em ordem e evitar que fiquem soltar na gaveta. Assim, fica mais fácil na hora de pegar e guardar. Vale também comprar pequenas cestinhas e formar nichos dentro da gaveta. 

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!