O banheiro é uma das áreas mais compartilhadas da casa, além da cozinha. Portanto, nesse período de pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) é importante saber quais os cuidados essenciais para limpar esse cômodo e se livrar do vírus.

Leia também: Onde o coronavírus fica por mais tempo em casa?

Entenda como fazer a limpeza do banheiro compartilhado para se livrar da Covid-19
shutterstock
Entenda como fazer a limpeza do banheiro compartilhado para se livrar da Covid-19

Um estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine , no mês de março, apontou que o coronavírus tem vida prolongada em superfícies de aço inoxidável e plástico (até três dias de sobrevivência). Por essa razão, se o seu banheiro contém móveis ou outros utensílios feitos desses materiais a higienização precisa ser redobrada.

De acordo com a influencer Isa Santana, do perfil “Simples O Dia a Dia” e parceira da Bettanin, a limpeza do banheiro compartilhado é uma tarefa de todos. “Além de lavar com sabão todos os itens dos banheiros, temos que ter cuidado com a higienização de alguns locais que são tocados frequentemente. O ideal é a pessoa que acabou de usar faça uma manutenção de limpeza básica, como limpar o botão da descarga, a torneira e a maçaneta da porta com álcool em gel ou até mesmo água e sabão”, orienta.

Na parte do vaso sanitário, a indicação é que tanto o assento como a parte interna sejam limpas com um pano embebido na solução da água sanitária e água. Já para limpar o box de banho e a pia a recomendação da influencer é usar água e sabão neutro.

Leia também: Como evitar acidentes domésticos e ter uma quarentena segura?

Você viu?

“É bacana ter um cestinho com esses itens de limpeza/higienização, como álcool em gel, álcool no borrifador e lenço umedecido. Deixe no cantinho do banheiro para que possa fazer essa manutenção de higienização com mais frequência”, diz Isa. Mas lembre-se de guardar o álcool em gel num local que não tenha muito contato com a umidade do chuveiro, para não evaporar.

A lixeira também precisa ser higienizada. O mais indicado é borrifar algum produto bactericida pelo menos um dia sim e outro não, como se fosse uma manutenção de limpeza. Dê preferência para a lixeira com pedal, assim evita colocar a mão a todo momento. Além de fazer a troca do lixo todos os dias. Também é necessário fazer a troca das toalhas diariamente, principalmente se ainda existem pessoas saindo da casa durante a pandemia.

E se um morador está infectado pela Covid-19?

membros infectados da família precisam limpar o banheiro depois de usá-lo
shutterstock
membros infectados da família precisam limpar o banheiro depois de usá-lo

Algumas famílias estão passando pela situação de ter um infectado pela Covid-19 em casa. Essa pessoa precisa se isolar num quarto, mas muitas vezes precisa utilizar o mesmo banheiro que o restante da família. Nesses casos, o que fazer?

“Se tiver alguém infectado na casa é muito importante redobrar a atenção e cuidados com todos os itens citados acima. Não compartilhe nada e deixe separados os itens que o doente usa como toalhas, escova de dente, escova de cabelo da pessoa e etc.”, indica a influencer.

Os especialistas também recomendam que a própria pessoa limpe o banheiro ao terminar de usá-lo e embale tudo que usou dentro de uma sacola plástica, deixando-a na porta para que alguém recolha. 

Leia também: Saiba como manter o banheiro sempre cheiroso

ATENÇÃO: Ao manusear qualquer item usado por pessoas infectadas, ambos precisam estar utilizando luvas descartáveis e máscaras. Após recolher os resíduos, lave bem as mãos com água e sabão.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!