Em meio à pandemia do novo coronavírus , os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Isso diz respeito não apenas à higiene pessoal, mas também a pontos como a qualidade do ar, por exemplo. Inclusive, manter o ambiente bem ventilado é uma das recomendações para evitar a transmissão.

Leia também: Novo coronavírus: 4 coisas que você não deve fazer na hora de limpar a casa

É preciso cuidado ao usar o ar condicionado em meio à pandemia do novo coronavírus
iStock
É preciso cuidado ao usar o ar condicionado em meio à pandemia do novo coronavírus

Se você tem ar condicionado em casa, deve dar uma atenção maior à limpeza do eletrodoméstico. De acordo com Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, São Paulo, o filtro do ar condicionado não é capaz de “segurar” a partícula do coronavírus, então, se há alguém infectado no ambiente, a chance de transmissão para outras pessoas é grande.

“A recomendação é manter as janelas abertas pelo máximo de tempo e usar ventiladores para o ar circular”, orienta. Para ele, o ideal é evitar a refrigeração artificial no ambiente. “Quando isso não for possível, crie um ambiente que, a priori, esteja livre de partículas, livre de pessoas que, porventura, possam estar infectadas”, fala.  

Ou seja, se realmente for necessário usar o ar condicionado, tenha atenção para garantir que o ambiente não está contaminado e que não há nenhuma pessoa doente ali. 

Leia também: 5 dicas para desinfetar as roupas da forma certa em tempos de coronavírus

Como garantir a qualidade do ar

Diante disso, a ABRAVA (Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento) elaborou algumas medidas preventivas que podem contribuir para garantir uma qualidade do ar segura e adequada para a saúde das pessoas.

Em nota, a associação lista quatro itens determinantes para a qualidade do ar :

Você viu?

  • Renovação do ar

A renovação garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente. “Dessa forma, não permite a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde”, pontuam.

  • Filtragem

Ação que retém partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos.

  • Controle de temperatura e umidade

É importante garantir temperatura e umidade adequada, pois são fatores que contribuem para a saúde das pessoas – o que também inibe a proliferação de determinados organismos, como o novo coronavírus.

  • Monitoramento da qualidade do ar

“Manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes”.

Leia também: Álcool 70%, antibacteriano e enxaguante bucal: o que mata o coronavírus?

A ABRAVA reforça a importância de manter os ambientes climatizados em condições adequadas para garantir a saúde e bem-estar.

“A manutenção e limpeza deve ser mantida sob todos os aspectos, sejam ambientes em uso ou não, a periodicidade deve ser definida de acordo com as necessidades e os processos mantidos conforme determinados”, pontuam.

Para finalizar, recomenda-se que a manutenção seja feita por profissionais habilitados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!