O mercado de decoração de casas e apartamentos está em constante evolução e o que está em alta no momento são as técnica de "ombré" ou "degradé" para parede. Esse modelo de pintura é uma maneira bonita e divertida de dar destaque ao ambiente, criar variações delicadas de cor, além de ser uma forma de transformar os espaços em locais mais calmos e tranquilos. 

Leia também: Como montar uma parede com dois tons utilizando a cor do ano 2020?

A pintura
Divulgação
A pintura "ombré" e "degradé" fica ótima em quartos, salas e pode ser aplicada até no banheiro

As técnicas de pintura “ombré” ou “degradé” são produzidas com a ajuda de uma esponja e podem ser aplicadas em todos os cômodos da casa. Dá para realçar áreas menores como o banheiro ou um canto sem destaque, ditar o tema da sala e trazer mais personalidade para a decoração.

Não é difícil de aplicá-la e, para ajudar quem pensa em renovar os ambientes, a gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, passou oito passos para colocar as técnicas em prática em casa.

1. Preparação

parede
Divulgação
A preparação é a primeira parte da pintura "ombré" e "degradé"

O primeiro passo para uma pintura de parede é limpar a superfície. Use pano ou esponja umedecida com água e um pouco de detergente neutro; remova toda a poeira ou sujeira e lave as paredes com água limpa para retirar os resíduos de sabão. 

Caso haja necessidade, corrija as fissuras e buracos com massa corrida, lixe levemente e retire a poeira. Não se esqueça de guardar os móveis do cômodo para ter espaço de trabalho e coloque fita nas bordas da parede para não manchar as adjacentes.

2. Cor base da pintura e Divisão

parede
Divulgação
O segundo passo é a cor base da parede para a aplicação das técnicas

Comece pintando a parede inteira com a tonalidade mais clara (na foto, o Azul Singelo SW 6520) e deixe secar por três a quatro horas. A dica para que o processo tenha o máximo de sucesso é optar por uma tinta de qualidade que garanta boa cobertura. 

Para a aparência " ombré ", divida a parede em três seções iguais e marque levemente a lápis. Na parte superior será aplicada a cor mais clara. A cor mais escura fica na parte de baixo, deixando a cor intermediária para o centro.

Você viu?

3. Pintar a seção do meio

O passo 3 é começar com a cor do meio
Divulgação
O passo 3 é começar com a cor do meio

Para começar a aplicar “vida na parede”, pinte a seção do meio com a segunda cor mais clara (na foto, o Azul Esportivo SW 6522). Use um rolo para obter uma aparência uniforme. Não se preocupe com a divisão de uma cor para a outra ser perfeita, porque após essa etapa haverá uma mistura de tons.

4. Seção inferior da tinta

A cor mais forte é pintada na etapa 4
Divulgação
A cor mais forte é pintada na etapa 4

O tom mais escuro fica na parte inferior da parede (na foto, a Naval SW 6244). Neste caso, deixe um pouco de espaço entre as duas seções. Caso você queira um "ombré" mais sutil, use cores semelhantes e considere escolher três cores da mesma tonalidade.

5. Criar borda úmida

A cor mais forte é pintada na etapa 5
Divulgação
A cor mais forte é pintada na etapa 5

Usando um pincel de número 4, repinte a borda inferior da sua cor do meio. Trabalhe em pequenas seções para que a tinta não seque durante a fase de mistura, é importante trabalhar com tinta úmida. Com um pincel diferente, repinte a cor de fundo adjacente à nova borda úmida da cor do meio.

6. Misturar em Seções Pequenas

parede
Divulgação
Misturar as camadas com pincel é uma das partes finais da pintura "ombré" e "degradé"

Segure o pincel em um ângulo de 45 graus para misturar as cores uniformemente. Comece criando um "X" com o pincel, misturando-as e continue fazendo isso até que ambas misturem-se por completo, formando um gradiente e criando uma transição de tons. Continue trabalhando em pequenas seções para garantir uma mistura consistente com tinta úmida.

8. Finalização

Para finalizar, repita as etapas seis e sete para obter um melhor resultado. Deixe secar por três ou quatro horas.

Leia também: Pintura geométrica é opção para colorir as paredes; veja dicas de especialistas

O que achou da nova técnica de pintura de parede? É difícil? Para ficar mais explicativo, confira um vídeo de todo o processo da aplicação de “ombré” e “degradé”.


    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!