Quer mudar a decoração da casa , mas não sabe exatamente o que fazer? Uma das formas de dar um upgrade no décor é trazer cor às paredes – e, para isso, a pintura geométrica é mais do que bem-vinda. Com diversas formas à disposição do morador, a tendência é capaz de deixar os cômodos mais acolhedores.

Escritório da imagem é exemplo de como a pintura geométrica pode mudar o visual e dar mais vida ao cômodo
Divulgação/AkzoNobel
Escritório da imagem é exemplo de como a pintura geométrica pode mudar o visual e dar mais vida ao cômodo

De acordo com Priscila Perez, especialista em design de cores para a América do Sul da AkzoNobel, a pintura geométrica permite personalizar o ambiente e criar o seu próprio desenho. É possível escolher entre diversos formatos e tonalidades. “Dependendo da cor utilizada, você deixa um local alegre, descontraído e aconchegante”, explica.

Priscila ressalta que não há uma forma específica para cada cômodo e que o importante é definir o estilo que contempla a decoração . “São muitas as possibilidades que dependem da criatividade de cada um. Enquanto alguns são ousados, outros têm um toque conservador”, destaca a profissional.

Para quem está interessado em adotar as formas geométricas , vale destacar que o triângulo e o trapézio estão em alta. A vantagem de usá-las é que é possível conectá-las uma a outra ou até subir para o teto ou nas paredes paralelas. É importante saber que retângulos, quadrados e círculos e outros desenhos também são bem-vindos e não precisam ficar de fora.

O que fazer em ambientes pequenos?

Profissionais dão dicas de como utilizar as figuras geométricas em ambientes menores  para trazer sensação de amplitude
Divulgação/AkzoNobel
Profissionais dão dicas de como utilizar as figuras geométricas em ambientes menores para trazer sensação de amplitude

Em espaços pequenos, a recomendação de Priscila é dividir a parede em, no máximo, três repartições. A forma que será utilizada, por sua vez, é independente, e pode ser linhas retas, triângulos ou qualquer outra desejada. Nesse caso, o ponto mais importante será a escolha das cores – e os tons claros ajudam a dar uma sensação de amplitude.

Você viu?

Arquiteta e urbanista, Juliana Bortolussi traz outras dicas que podem ajudar a ampliar o ambiente. “Se o pé direito for baixo, as mais indicadas são as linhas mais verticalizadas, pois dão a sensação de alongar o ambiente. Caso a parede seja estreita, podem ser usadas as formas mais horizontais”, recomenda.

Quais cores utilizar?

Neste quarto infantil, Juliana mesclou uma cor mais forte com outras mais suaves e deixou o ambiente agradável
Juliana Bortolussi
Neste quarto infantil, Juliana mesclou uma cor mais forte com outras mais suaves e deixou o ambiente agradável

No momento das escolhas das cores, o importante é analisar a decoração e o perfil de cada morador. “Se prefere um ambiente mais discreto, indicamos um cantinho para fazer detalhes com tons suaves. Se o objetivo for destacar a parede, o ideal é optar por um tom intenso, misturado com cores complementares ou neutras”, aponta Priscila.  

Por outro lado, caso o ambiente já possua um mobiliário e adornos muito coloridos, a sugestão de Juliana é adotar cores mais sóbrias e tons pastéis. Se for ao contrário, com os móveis mais neutros, vale apostar em uma pintura com tonalidades que sejam mais vibrantes e chamativas. 

“O uso de cores vibrantes combinadas a tonalidades neutras/claras pode deixar um ambiente bonito e sofisticado. As vibrantes, conhecidas também como cores quentes, são dinâmicas e estimulantes. Ambientes com essas cores aplicadas sugerem movimento e personalidade”, explica Priscila.

O bom é que, com a pintura geométrica , dá para criar mil e uma possibilidades, de forma que fique agradável e combine com os gostos e a personalidades dos moradores. Assim, seja para pintar uma ou mais parede, essa é uma das possibilidades mais econômicas para preencher um ambiente vazio.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!