Tamanho do texto

Cuidado é a palavra que mais define o conceito em torno da cor do ano de 2020 da AkzoNobel/Coral, que tem preocupação com o ser humano

Estamos no segundo semestre do ano e é natural começar a pensar nas tendências de decoração para o próximo calendário. Por isso, faltando ainda três meses para 2020, a AkzoNobel juntamente com a Coral Tintas lançaram a cor do ano para as decorações de casas e apartamentos: a “praça no inverno”.

Leia também: Direto da Casa Cor Rio, 5 estilos de pintura para renovar a casa e sair do básico

cor do ano 2020 arrow-options
Divulgação
A cor "praça no inverno" foi criada a partir de um olhar mais humano e de cuidado para com as pessoas e a natureza

Um tom delicado entre verde, cinza e azul, a cor do ano segue o desejo das pessoas em cuidar mais de si, dos outros e da natureza. A ideia é que a pintura traga um “toque humano” para as residências.

cor do ano da coral
Divulgação
A cor 'praça no inverno' transmite um ar calmo e combina com diversos tons

 “A cor do ano captura o questionamento de 2020 do que nos faz humanos, o mote desse ano e o estudo buscou as cores  para valorizar essas qualidades, as quais precisaremos na nova década em que estamos entrando”, explica Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da AkzoNobel na America do Sul.

“A cor ‘ Praça no Inverno ’ tem um ar calmo e límpido. Seu efeito muda de acordo com as cores usadas para acompanhá-la, fazendo-a um tom belo e versátil que dá às nossas casas e demais espaços um tom humano”, reitera Heleen van Gent, diretora do Centro de Estética Global da AkzoNobel.

E não para por aí. A ‘Praça no Inverno’ combina com quatro paletas da ColourFutures 2020 que refletem tendências de comportamento. Confira abaixo e saiba como montar os ambientes da sua casa no próximo ano:

Tendências com a cor do ano #1: uma casa para atender 

cor do ano arrow-options
Divulgação
A Paleta Cuidar tem tons pastéis em sua composição

As pessoas querem se importar mais e esse sentimento está Paleta Cuidar da Coral Tintar. Essa tendência busca contemplar um espaço de bem-estar em que as pessoas se conectem.

A paleta com efeito calmante tem cores neutras, tons pastéis, madeiras claras e camurças ao lado de veludos macios e xales de lã, enquanto pratas, dourados, cobres e madrepérola introduzem um elemento precioso.

Leia também: Passo a passo para mudar a cor da sua parede

Plantas e gravuras de plantas também compõem o ambiente e podem aumentam a sensação de bem-estar. Fazem parte da paleta as cores Manhã de Primavera, Bege Mineral, Creme Brulée (a cor do ano em 2019), Estrela Nova, Ventos Calmos, Lilás Suave, Frio Súbito, Prata Aviador e Mergulho Sereno (a cor do ano em 2017).

Tendências com a cor do ano #2: uma casa para brincar

cor do ano arrow-options
Divulgação
A paleta Divertir tem cores mais fortes e é ideal para ambientes energizantes

As pessoas querem se divertir e o ideal para as cores de tinta para parede nesse estilo de decoração é a Paleta Divertir. Essa tendência busca criar ambientes energizantes, que estimulam e desafiam a imaginação e a forma de pensar.

A decoração conta com estampas geométricas e um mix de materiais que inclui o compensado e acessórios pontuais com texturas chamativas. Fazem parte dessa paleta de cores: Rebento, Mamão Maduro, Trovão Negro, Branco Cru, Couro Rosado, Sombra de Cedro, Azul Pálido, Mar Cósmico e Mediterrâneo.

Tendências com a cor do ano #3: uma casa com significado

cor do ano arrow-options
Divulgação
A cor do ano "Praça no Inverno" também pode combinar com a paleta reconectar, em tons cinza

As pessoas querem se reconectar. Tudo que é necessário nessa tendência está na Paleta Reconectar. A decoração cria uma atmosfera de contemplação e tranquilidade.

Linhas clean e formas funcionais como a madeira natural, couro e linho, e o brilho acetinado do concreto levemente polido fazem parte deste ambiente que pode combinar com a cor do ano de 2020. Fazem parte dessa paleta clean, predominantemente de cinzas suaves, os tons Véu, Topo da Torre, Mica Negra, Iceberg, Calcário, Azul Echarpe, Algodão Cinzento, Porcelana e Canto Silvestre.

Tendências com a cor do ano #4: uma casa para criatividade

cor do ano arrow-options
Divulgação
A Paleta Criar é um convite à imaginação

As pessoas querem ser criativas. Nesse caso, o ideal é optar pela Paleta Criar que é um convite à livre manifestação. Essa paleta cria espaços com uma visão moderna e pode ser usada para ajudar as pessoas a acalantarem habilidades existentes.

O que dá o tom dessa decoração são os materiais consagrados pelo tempo – madeira, couro e cerâmica – porém num contexto moderno, ao lado de florais que parecem pinturas, algodões estampados e xales feitos à mão.

Faz parte dessa paleta tons estimulantes que despertam a curiosidade: Lagoa Natural, Noite de Aventura, Delícia de Chocolate, Vinho Quente, Cascalho, Adorno Rupestre, Verde Real, Ouro Mineiro eLuar Misterioso.

Leia também: Manual das tintas - saiba o que usar na pintura de móveis e paredes

Gostou da cor do ano de 2020 e das tendências de combinações para as decorações de casas e apartamentos? Comente abaixo.

    Leia tudo sobre: casa