O inverno já está se aproximando, mas em algumas regiões do País já é possível sentir os efeitos das temperaturas mais baixas. Diante disso, é hora de dar espaço para os casacos e as peças mais pesadas e deixar de lado as mais leves. Mas, afinal, você sabe como organizar o guarda-roupa para deixá-lo adequado para a troca de estação?
Leia também: Saiba como organizar o guarda-roupa, dobrar cada peça e economizar espaço
Para ensinar a como organizar o guarda-roupa nos dias mais frios, a reportagem do Delas conversou com a personal organizer Carol Rosa. A especialista traz algumas dicas para fazer uma inversão e deixar à vista malhas, calças e botas para facilitar na hora de sair de casa e não perder tempo procurando aquilo que você mais precisa.
O primeiro passo é colocar as peças de inverno que estavam guardadas há muito tempo para arejar antes de acomodá-las no armário. É preciso ter cuidado para escolher um local que seja fresco e sem exposição ao sol. “Se ainda assim o cheiro ruim persistir, é preciso lavar, seja na lavanderia ou em casa”, ressalta Carol.
Em seguida, é hora tirar da parte principal do armário peças como regatas, blusinhas, roupas muito finas, saias e shorts - ou seja, aquelas que não são usadas em um período mais frio. “O ideal é que essas roupas saiam do campo principal de visão e sejam acomodadas em packs, caixas ou até maleiros em uma parte mais embaixo do guarda-roupa”, recomenda Carol.
Agora é hora de focar nas roupas de inverno . Deixe à mão blusas de meia manga, alguns cardigans, blusinhas de frio e jaquetas. Por outro lado, a recomendação é manter uma ou duas peças de calor para uma possível virada no tempo. É bom aproveitar os espaços que vão ficar disponíveis com vestidos de malha, calças de veludo ou camurça e botas.
Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear as peças
Você viu?
Já com as peças que serão colocadas no guarda-roupa separadas e o espaço liberado, é hora da arrumação. É importante ter cuidado para deixar tudo em ordem. A recomendação é dobrar as peças de malhas, mais pesadas, que, quando penduradas, podem danificar. As calças, por sua vez, podem ser acomodadas em cabides.
Como organizar sapatos?
Os calçados de inverno ocupam mais espaço e, por isso, pode ser melhor colocar as sandálias ou plataformas em caixas próprias e que tenham respiro. Uma opção é acomodá-las embaixo da cama ou na parte mais alta do armário. "Esses sapatos são diferentes dos de festa, por exemplo, que você pode, eventualmente, usar em qualquer estação”, explica a personal.
Para organizar os sapatos , as botas, por exemplo, podem ser colocadas deitadas na sapateira ou, se houver espaço para ficarem de pé, mantidas dessa forma, com preenchimentos próprios dentro do calçado para não abalar a estrutura. Depois que usá-las, evite guardá-las no armário logo em seguida. Antes, é recomendável limpá-las.
“Limpe a sola com um pano úmido e deixe-a de um dia para o outro em um ambiente fresco, para que a transpiração dos pés seque por completo. Para fazer a limpeza de couro e camurça, compre produtos específicos para esses materiais. Para os de couro sintético, use um pano úmido e bem torcido. E para tirar as manchas mais difíceis, use sabão neutro”, ensina Carol.
Cuidados com as peças que vão ficar guardadas
A última dica é o cuidado com o que será guardado. De acordo com Carol, tudo deve ser lavado antes de vedado. Depois, é possível colocar as roupas de verão em caixas de tecido, malas ou na parte mais alta do armário. Mas, é importante que, independentemente do local, tudo seja embalado em saco de TNT ou plástico a vácuo.
Leia também: 8 dicas de como economizar água na hora de lavar roupas
Também vale deixar um antimofo junto às roupas e até aos sapatos para protegê-los. Para finalizar, Carol chama a atenção para os trajes de praia. "É muito importante que eles estejam extremamente limpos quando forem guardados ou corre o risco de ficarem amarelados ou com o elástico esgarçado ao longo do tempo", conclui.