Para conseguir dormir bem e ter uma noite de sono tranquila, nada melhor do que uma cama confortável e aconchegante. A escolha dos itens que você irá colocar nela influencia - e muito - para chegar a esse resultado. Mas, afinal, você sabe quais peças não podem faltar de jeito nenhum?

Leia também: Saiba como organizar o guarda-roupa, dobrar cada peça e economizar espaço

Especialista ensina a como montar uma cama confortável e aconchegante com algumas dicas simples e fáceis
Mayara Aguiar/iG São Paulo
Especialista ensina a como montar uma cama confortável e aconchegante com algumas dicas simples e fáceis

Para responder essa pergunta e outras questões, a reportagem do Delas conversou com Barbara Gomes, head de design da mmartan e da casa moysés, que ensina a montar uma cama confortável – e também elegante. A profissional explica quais itens são essenciais e como deixá-la bem acolhedora.

De acordo com Barbara, o primeiro passo envolve os lençóis, sendo um de baixo e um de cima. “Além disso, tem que ter alguma parte bem fofinha. O edredom com uma capa de duvet e com um enchimento macio”, explica.

Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear as peças 

Sobre os travesseiros, a recomendação é seguir o tamanho da cama. Geralmente, coloca-se quatro. Se for uma cama king, até seis podem ser utilizados. “Dois europeus no fundo da cama já dão outra altura e volume. É muito legal brincar com texturas, alturas e volumes diferentes”, diz.

Você viu?

As almofadas também são bem-vindas. “A gente pode brincar com essas peças na frente da cama. Uma opção é usar duas quadradas e uma retangular”, ensina. Para finalizar, pode-se usar uma colcha, que é uma parte mais decorativa e que deve ser retirada na hora de dormir. Uma manta no pé da cama também é válido. “São itens aconchegantes”, destaca.

Quais as sugestões de estilos?

Apesar de cada pessoa ter a sua personalidade, algumas sugestões de estilos decorativos podem ajudar. “Os florais, para os mais românticos, são sempre a melhor pedida. As estampas geométricas para os mais contemporâneos e modernos. Os florais maiores ou arabescos para os mais exuberantes”, sugere.

Outra recomendação é misturar as opções mais estampadas com itens mais neutros. “Serve para dar uma quebrada. Se você usar uma cobertura mais pesada, mais colorida, às vezes um lençol mais neutro, com só um detalhe ou um bordado, já funciona. Em alguns casos, misturar várias estampas pode ser complicado e não é todo mundo que gosta”, alerta.

Quarto infantil também merece atenção

No quarto infantil, os pais também conseguem montar um cama aconchegante; as crianças podem ajudar na decoração
Mayara Aguiar/iG São Paulo
No quarto infantil, os pais também conseguem montar um cama aconchegante; as crianças podem ajudar na decoração

Barbara explica quais cuidados ter com o quarto infantil. “Principalmente com as crianças menores, precisa ter algumas preocupações com a base e optar por 100% algodão e não usar nada sintético”, diz. Os cuidados são para evitar possíveis alergias, especialmente nos bebês.

Leia também: 6 maneiras de criar um "quarto" em um apartamento pequeno sem erguer paredes

Sobre a arrumação para deixar a cama confortável , a dica é ter apenas um ou no máximo dois travesseiros – assim como as almofadas. Já em relação à decoração, a criança, quando mais velha, pode ajudar a escolher se deseja algo mais temático para a roupa de cama ou optar por peças mais neutras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!