Seja por escolha ou por economia, não é raro encontrar quem opte por viver em um apartamento pequeno, do tipo quitinete. Esse tipo de imóvel costuma ter entre 20 e 35 metros quadrados e, mesmo que seja um pouco maior do que isso, a maioria deles não tem divisões entre os cômodos, tornando os processos de disposição dos móveis e decoração mais complicados.

Leia também: Tem banheiros pequenos? Veja 6 dicas de como fazer com que pareçam maiores

undefined
Reprodução/Pinterest
Mesmo em um apartamento pequeno e sem criar novas paredes, é, sim, possível isolar um ambiente e criar um "quarto"

Mesmo sem paredes, é, sim, possível dividir alguns dos ambientes em um apartamento pequeno e, por mais que grande parte das pessoas pense que o mais lógico é fazer isso com a cozinha, Edson Souza, arquiteto da Etna, discorda. Segundo o especialista, o melhor na hora de escolher uma área para isolar e tentar tornar o ambiente mais organizado é manter a cozinha ampla e tentar separar o quarto do restante da casa.

De acordo com o arquiteto, o ideal para a hora de mobiliar e decorar esse tipo de apartamento é investir em um planejamento que aproveite cada milímetro do espaço de forma harmoniosa, e, nesse processo, há alguns truques que podem te ajudar a criar um “quarto” mesmo morando em uma quitinete. Confira seis deles:

1. Cortinas

Se a sua ideia é isolar o quarto do restante do apartamento sem gastar muito e de forma leve, uma dica é utilizar cortinas. Além de dar um visual romântico ao ambiente, elas são versáteis e podem ser usadas de diversas formas. Se o apartamento não for tão apertado, você pode, por exemplo, escolher uma cama com dossel, ou seja, aquelas que têm uma estrutura com cortinas em torno do móvel inteiro.

Se a cama estiver “encaixada” em uma das extremidades do apartamento, ocupando a largura dele, ou em um recuo na parede, é possível instalar apenas uma cortina, como se você estivesse isolando um chuveiro do restante do banheiro, por exemplo.

undefined
Reprodução/Pinterest
Cortinas são uma boa forma de criar uma divisão delicada e harmônica entre um cômodo e o resto do apartamento

Na hora de escolher a cortina, vale a pena pensar no resultado desejado e no restante da decoração. Optando por um tecido mais encorpado e colorido, a cama fica realmente isolada, enquanto com uma cortina de material leve e transparente, o resultado é mais delicado.

2. Biombo

Em um apartamento pequeno, uma boa forma de delimitar a área de um cômodo é utilizar um biombo. Como há diversos tamanhos, é possível conseguir vários efeitos. Com um grande, o ambiente do “quarto” pode ficar bem isolado, enquanto uma peça menor apenas “quebra” o espaço, dando a ideia de divisão. Assim como as cortinas, eles têm um resultado diferente dependendo do estilo, da cor, da estampa e do nível de transparência da peça.

undefined
Reprodução/Pinterest
Biombos também são uma boa forma de "dividir" o ambiente, e há diversas opções de estampas e tamanhos disponíveis

Outra vantagem de usar uma peça como o biombo para dividir os ambientes é que você pode facilmente movê-lo de um lugar para outro ou dobrá-lo para guardar caso enjoe do visual.

Leia também: Confira oito ideias de decoração que são baratas e fáceis de se fazer

3. Porta de correr

Quando o espaço é restrito como o de uma quitinete, é importante levar em consideração até o espaço que uma porta precisa para se abrir ou fechar. Segundo Edson, a melhor escolha tanto para as poucas portas da casa quanto para portas de móveis são as de correr, já que elas não ocupam espaço algum. E o melhor: elas também podem ser usadas para delimitar o espaço de um cômodo.

undefined
Reprodução/Pinterest
Como portas de correr não precisam de espaço para abrir e fechar, são ideais para um espaço mais restritos
undefined
Reprodução/Pinterest
Portas são mais difíceis que biombos e cortinas para instalar, mas fazem um ótimo trabalho na hora de criar um cômodo

Apesar de serem mais trabalhosas que um biombo ou uma cortina na hora de fazer a instalação, essas portas têm quase o mesmo efeito que uma parede, mas sem todo o caos que uma reforma provoca em casa.

4. Painel

Semelhante ao biombo, utilizar um painel não isola o cômodo completamente, apenas “quebra” o espaço e cria uma divisão suave entre um ambiente e outro. Dependendo da posição em que a cama estiver, ele pode ficar ao lado dela ou até na frente, e, além disso, pode ser feito com diversos materiais diferentes de forma a combinar com o restante da decoração .

undefined
Reprodução/Pinterest
Posicionar painéis ao lado ou na frente da cama também é uma boa forma de delimitar uma área para o quarto


5. Cabeceira funcional

Em um apartamento pequeno em que é necessário poupar espaço, a própria cabeceira da cama pode servir como uma forma de separar o quarto das demais áreas da casa. Para fazer isso, basta que ela seja mais alta que uma cabeceira normal ou que a cama seja projetada de forma que essa parte também funcione como, por exemplo, uma estante ou escrivaninha.

undefined
Reprodução/Pinterest
Se for mais alta que o normal ou tiver uma funcionalidade, a própria cabeceira da cama serve como divisória

Leia também: Tem um apartamento pequeno? Arquiteto dá dicas de como decorá-lo

6. Barreira com outros móveis

Uma das formas mais clássicas de dividir o espaço em um apartamento pequeno é utilizar outro móvel para separar um ambiente de outro. Você pode, por exemplo, posicionar a cama atrás de uma estante ou um móvel mais baixo, como um rack ou um baú.

undefined
Reprodução/Pinterest
Colocar um móvel como um baú, uma estante ou um sofá ao lado ou na frente da cama também dividem o apartamento

Para criar uma barreira ainda maior no seu apartamento, você pode até combinar dois móveis, como na primeira foto acima, em que há um gaveteiro virado de frente para a cama e um sofá posicionado de costas para o móvel que criam uma divisão visível entre a “sala” e o “quarto”.

    Leia tudo sobre: Casa

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários