A forma como você organiza os itens no banheiro pode até parecer inofensiva à primeira vista. Mas, a verdade é que, dependendo do local em que certos produtos são colocados, eles podem fazer mal à saúde por ficarem expostos a germes e bactérias. No entanto, não é preciso entrar em pânico. Com algumas dicas, você irá conseguir organizar o cômodo.
Leia também: Como limpar o banheiro? Especialista ensina passo a passo e dá dicas de limpeza
A reportagem do Delas conversou com Alberto Chebabo, infectologista do Delboni Auriemo, que lista alguns erros comuns que as pessoas cometem no banheiro . Será que você faz alguma das práticas citadas? Confira as dicas – e saiba o que fazer para evitar que essas atitudes sejam frequentes.
1. Dar descarga com a tampa aberta
“Ao se dar a descarga com a tampa aberta há a formação de aerossol, levando à suspensão de bactérias no ar, podendo contaminar superfícies e objetos que estão no banheiro.”
2. Deixar a escova de dente dentro do boxe
“A escova de dentes deve ser armazenada seca e em local protegido, sem umidade. Após o uso, deve ser lavada com água e seca antes de guardar. Também vale reforçar a importância de trocar a escova ou a cabeça das escovas elétricas de acordo com a recomendação do fabricante.”
Leia também: Quer apostar em um banheiro decorado? Confira sugestões de cores e dicas
3. Manter o celular dentro do banheiro
“O celular é nosso companheiro durante boa parte do dia e, ao utilizá-lo no banheiro, há o risco de contaminá-lo com bactérias. Dessa forma, é importante realizar a limpeza frequente do aparelho.”
4. Colocar o shampoo e outros produtos no chão
“O ideal é que os frascos fiquem em local que permita o escoamento da água acumulada. O chão não é o local adequado, pois apresenta alto acúmulo de matéria orgânica e microrganismos.”
Infectologista traz mais dicas
Para proteger a saúde , o infectologista ainda sugere trocar a esponja de banho mensalmente. Outro item que merece atenção é a toalha. A peça precisa ser colocada para secar em um local que tenha ventilação, com a troca adequada de ar.
Vale também ter cuidado com aparelho de barbear. Ele deve ser guardado seco e em local limpo, para evitar que bactérias proliferem na lâmina e sejam transmitidas para a pele quando for utilizá-lo novamente.
Leia também: Tem banheiros pequenos? Veja 6 dicas de como fazer com que pareçam maiores
“É importante lembrar que as bactérias existem em todos os lugares e que algumas delas são importantes inclusive para nossa proteção. Porém, o acúmulo de bactérias, principalmente as que causam danos à saúde, é prejudicial. “Medidas simples de higiene, como manter os utensílios de banheiro sempre secos e protegidos pode significar uma boa saúde”, destaca Chebabo.