Tamanho do texto

Será que a forma como você dá descarga está correta? Ou a maneira como armazena a escova de dente? Confira respostas para essas e outras questões

A forma como você organiza os itens no banheiro pode até parecer inofensiva à primeira vista. Mas, a verdade é que, dependendo do local em que certos produtos são colocados, eles podem fazer mal à saúde por ficarem expostos a germes e bactérias. No entanto, não é preciso entrar em pânico. Com algumas dicas, você irá conseguir organizar o cômodo.

Leia também: Como limpar o banheiro? Especialista ensina passo a passo e dá dicas de limpeza

banheiro
shutterstock
Como você organiza o banheiro? Algumas atitudes rotineiras podem prejudicar a saúde e deixar o local cheio de bactérias

A reportagem do Delas conversou com Alberto Chebabo, infectologista do Delboni Auriemo, que lista alguns erros comuns que as pessoas cometem no banheiro . Será que você faz alguma das práticas citadas? Confira as dicas – e saiba o que fazer para evitar que essas atitudes sejam frequentes.

1. Dar descarga com a tampa aberta

descarga com a tampa aberta
shutterstock
Você costuma dar descarga na privada com a tampa aberta? Se a resposta for sim, é melhor repensar essa atitude

“Ao se dar a descarga com a tampa aberta há a formação de aerossol, levando à suspensão de bactérias no ar, podendo contaminar superfícies e objetos que estão no banheiro.” 

2. Deixar a escova de dente dentro do boxe

escova de dente com pasta
shutterstock
O local onde você armazena as escovas de dente dentro do banheiro também consegue influenciar na sua saúde

“A escova de dentes deve ser armazenada seca e em local protegido, sem umidade. Após o uso, deve ser lavada com água e seca antes de guardar. Também vale reforçar a importância de trocar a escova ou a cabeça das escovas elétricas de acordo com a recomendação do fabricante.” 

Leia também: Quer apostar em um banheiro decorado? Confira sugestões de cores e dicas

3. Manter o celular dentro do banheiro 

celular dentro do banheiro
shutterstock
Seja para conversar com alguém por mensagem ou fazer uma ligação, o celular não deve ser deixado no banheiro

“O celular é nosso companheiro durante boa parte do dia e, ao utilizá-lo no banheiro, há o risco de contaminá-lo com bactérias. Dessa forma, é importante realizar a limpeza frequente do aparelho.” 

4. Colocar o shampoo e outros produtos no chão

shampoo e outros itens
shutterstock
O shampoo, o condicionador e outros itens usados durante o banho devem ficar em uma região que a água possa escoar

“O ideal é que os frascos fiquem em local que permita o escoamento da água acumulada. O chão não é o local adequado, pois apresenta alto acúmulo de matéria orgânica e microrganismos.” 

Infectologista traz mais dicas 

Para proteger a saúde , o infectologista ainda sugere trocar a esponja de banho mensalmente. Outro item que merece atenção é a toalha. A peça precisa ser colocada para secar em um local que tenha ventilação, com a troca adequada de ar.

Vale também ter cuidado com aparelho de barbear. Ele deve ser guardado seco e em local limpo, para evitar que bactérias proliferem na lâmina e sejam transmitidas para a pele quando for utilizá-lo novamente. 

Leia também: Tem banheiros pequenos? Veja 6 dicas de como fazer com que pareçam maiores

“É importante lembrar que as bactérias existem em todos os lugares e que algumas delas são importantes inclusive para nossa proteção. Porém, o acúmulo de bactérias, principalmente as que causam danos à saúde, é prejudicial. “Medidas simples de higiene, como manter os utensílios de banheiro sempre secos e protegidos pode significar uma boa saúde”, destaca Chebabo.

    Leia tudo sobre: casa