Para deixar o lavado e o banheiro decorado, uma das propostas é contrapor os tons brancos e neutros e adotar cores que, além de ajudar a transformar o visual, trazem personalidade e um ar diferente para os cômodos . “Apostar no colorido é uma ótima forma de dar vida e oferecer diferentes sensações ao espaço”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni.

undefined
shutterstock
Quer ter um banheiro decorado, mas não sabe como começar? Confira algumas ideias da arquiteta Cristiane Schiavoni

Para ter um banheiro decorado , é possível apostar em revestimentos e louças. Além disso, ao estruturar o projeto, o morador pode aliar seus gostos com os estilos disponíveis e, dessa forma, fugir do tradicional ao decorar o local. Para isso, a arquiteta separou quatro tonalidades que podem dar um upgrade . Confira:

1. Banheiro decorado com a cor azul

undefined
Carlos Piratininga
Para ter um banheiro decorado, a cor também pode ser usada. Esses são alguns exemplos de como aplicar a cor

Dos tons fechados aos mais abertos , o azul resulta em tranquilidade, serenidade e harmonia. “Ele traz uma energia gostosa e oferece a sensação de relaxamento na hora de tomar banho, por exemplo”, ressalta a profissional.

Um das opções para quebrar o tom usado na base, conforme mostra a imagem acima da esquerda, é criar uma parede inteira revestida com pastilhas azuis. De acordo com Cristiane, o espaço fica ousado e com identidade. “O contraste entre branco, azul e os delicados toques de vermelho mudaram totalmente a cara do ambiente”, pontua.

Na foto da direita, por sua vez, a cor está na bancada e nas pastilhas de porcelana brancas, que compõem a faixa com diferentes nuances de azuis no frontão.

2. Banheiro decorado com a cor preta

undefined
Carlos Piratininga
O preto é outro tom que pode ser usado para construir um banheiro decorado; dá para usar em diferentes locais

Aposta da moda e da arte, a combinação entre preto e branco também faz sucesso no mundo da arquitetura e da decoração . Ao ser usada com equilíbrio, o duo ajuda a ter um cômodo com diferentes estilos e, ainda, muita personalidade. “É perfeita para quem quer ousar na medida e brincar com a paleta nos mobiliários e revestimentos”, indica Cristiane. 

Em um dos projetos, o desejo do cliente era aliar os estilos clássico e contemporâneo e, diante disso, a alternativa foi trazer o preto na cuba e fazer uma composição com os acessórios bronze. Já no lavabo, a parede revista com cerâmicas em 3D promove a sensação de amplitude, como é possível ver na imagem acima.

3. Banheiro decorado com a cor marrom 

undefined
Raul Fonseca
As nuances da cor marrom ajudam a "aquecer o ambiente" e podem ser usadas para ter um banheiro decorado e único

Para "aquecer o ambiente", as nuances de marrom são bem-vindas. “Elas podem oferecer requinte, em tons mais dourados, ou criar ambientes rústicos, quando amadeirados”, explica a arquiteta.

Na foto, por exemplo, destaca-se a cuba de madeira maciça, capaz de mudar todo o visual do espaço. “O piso, o rodapé e a bacia sanitária são marrons, remetendo aos elementos naturais, o que resultou em um local rústico e preciso nos detalhes”, completa. 

4. Banheiro decorado com a cor vermelha

undefined
Carlos Piratininga
Até mesmo a cor vermelha, que á mais chamativa, é usada para criar um banheiro decorado e dar um up na decoração

Para quem deseja ousar e trazer a cor da paixão para o ambiente e ter um banheiro decorado , o vermelho também é bem aceito. “Cheia de vida e alegre, ele cria um  espaço que mescla a ousadia com muita energia”, finaliza Cristiane.

    Leia tudo sobre: casa

    Veja Também

      Mostrar mais