Tamanho do texto

Optar pelo estilo estimula o aprendizado das crianças; confira inspirações

Você sabe como montar um quarto montessoriano ? A tendência de decoração ganhou força nos últimos anos e mostrou que veio para ficar. Principalmente usada nos quartos infantis, o objetivo é estimular o desenvolvimento dos pequenos através da liberdade e instigar a descoberta do mundo, por meio do estímulo à autonomia, com experiências do dia a dia.

Especialista ensina a como montar um quarto montessoriano; confira inspirações e veja o que é necessário colocar nele
Biramar Baby
Especialista ensina a como montar um quarto montessoriano; confira inspirações e veja o que é necessário colocar nele

Para saber como montar um quarto montessoriano , é necessário entender que ele vem do chamado Método Montessori, idealizado pela educadora italiana Maria Montessori. O ponto principal é que todos os itens colocados no cômodo da criança serão para que ela possa se desenvolver de forma natural em suas habilidades físicas, sociais e psicológicas.

Cuidados ao saber como montar um quarto montessoriano

Alguns cuidados são necessários ao pesquisar como montar um quarto montessoriano para evitar riscos à criança
Biramar Baby
Alguns cuidados são necessários ao pesquisar como montar um quarto montessoriano para evitar riscos à criança

Os produtos ficam mais à mão para que a criança, sozinha, possa manipular e interagir com eles. O pequeno ganha um espaço em que consegue explorar o mundo ao seu redor. Um dos pontos é a cama, que fica mais baixa que a tradicional, o que permite que ele entre e saia quando quiser.

Os brinquedos, por sua vez, são colocados em baús e nichos baixos para que a criança possa pegá-los e guardá-los facilmente. Cadeiras e mesas baixas permitem sentar e levantar sozinho. Tudo é feito para que a criança possa fazer o que quiser sem ter que sempre pedir auxílio a um adulto.

Por conta dessa liberdade, é importante ter atenção redobrada com a segurança  do local. Todos os móveis precisam estar bem fixados na parede, de forma que não apresente nenhum perigo à criança. Além disso, itens decorativos precisam ser selecionados com cuidado, isso porque os menores e frágeis também podem trazer riscos de acidentes.

“É importante comprar linhas específicas de móveis que já tenham altura próprias para cada faixa de idade, em que as quinas são arredondadas. Além disso, o espelho deve ser específico para crianças e vir com uma película protetora que, caso quebre, faça o vidro não estilhaçar”, diz Linda Martins, do escritório Maraú Design Studio.

Dicas para escolher o estilo de decoração e as peças ideais

Confira como montar um quarto montessoriano: cor preta também pode participar da decoração
Biramar Baby
Confira como montar um quarto montessoriano: cor preta também pode participar da decoração


Além do mobiliário, as peças e os acessórios voltados à independência da criança não podem ficar de fora. Para isso, a primeira etapa é escolher um enxoval, geralmente composto por peças como rolos laterais e almofadas. É importante prestar atenção nas dimensões oferecidas por cada item, conforme orienta Thayane Ramalho, diretora de criação da Biramar Baby.

Nesses itens, vale apostar nas texturas e nos bordados para conquistar resultados agradáveis, divertidos e alegres. Outra aposta é adotar estampas geométricas, que são unissex e, a partir delas, fazer muitas combinações. Uma das sugestões é incorporar um clássico, como é o caso do bordado, e, dessa forma, criar ambientes delicados e românticos.

Como o próprio método propõe, é importante que as cores estejam presentes e as formas também.  “É possível combinar um tema floral com estilo clássico e com cores que antes não eram comuns aos quartinhos infantis, como, por exemplo, o preto. E o resultado é uma composição charmosa e cheia de personalidade”, destaca Thayane.

Sobre os acessórios, Thayane explica que as almofadas são itens excelentes para complementar o enxoval. Uma dica é escolher opções que vão além das formas e inserir personagens. Isso permite a interação da criança e auxilia no estímulo à criatividade. Para deixar o ambiente ainda mais lúdico, explore as bandeirolas.  

Segundo Thayane, os colchonetes estão entre os acessórios mais queridos pelas mães e pais e vale incluir na lista de compras. “Eles são ótimos e práticos e, além disso, criam um espaço destinado à brincadeira, leitura e ao descanso – e podem se levados por toda a casa e ainda para passeio”, explica.

A dica da especialista é também apostar em criar cantinho lúdico com apoio do colchonete e tenda junto aos brinquedos e almofadas. “Essa é uma maneira de oferecer um espaço personalizado para pequenos, o que reforça o seu senso de identidade, compreensão e organização dos espaços”, afirma.

“A alegria fica por conta do uso de papel de parede e os adornos como quadros e almofadas”, completa Cris Araújo, designer do escritório Maraú Design Studio.

Qualidade dos materiais que compõem o quarto

Como montar um quarto montessoriano: é importante escolher os materiais com cuidado para não prejudicar os pequenos
Biramar Baby
Como montar um quarto montessoriano: é importante escolher os materiais com cuidado para não prejudicar os pequenos

Prestar atenção na qualidade e na composição dos itens é essencial. Os produtos devem ser confeccionados em tecido 100% algodão para proteger a pele delicada das crianças do atrito. Outro fator importante é conferir os acabamentos e qualidade das peças ao comprar as peças.

"Acessórios e enxovais não devem ter linhas soltas e costuras grossas. Evite peças que possam se soltar quando manipuladas. A segurança dos pequenos  deve estar acima de qualquer escolha”, finaliza Thayane sobre  como montar um quarto montessoriano .

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas