Ter um espaço dedicado exclusivamente a  roupas , sapatos e demais acessórios é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, na hora de projetar a casa, principalmente em espaços com metragens menores, a grande dúvida é como montar um closet em um local pequeno e conseguir o resultado desejado.

Ter um closet é um desejo de muitas pessoas; veja como organizar um em espaços menores e deixá-lo arrumado
shutterstock
Ter um closet é um desejo de muitas pessoas; veja como organizar um em espaços menores e deixá-lo arrumado

Não é preciso ter um espaço grande para realizar o sonho do closet em casa, afinal, para cada caso é possível projetar soluções específicas e inteligentes em  móveis planejados que permitem tirar o melhor proveito da metragem disponível. 

E esse é o caso do closet pequeno . “Para otimizar todos os cantinhos, sugiro que seja feito sob medida. É essencial que cada pedacinho dessa marcenaria seja pensada e personalizada de acordo com a necessidade dos moradores”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni. 

De acordo com Cristiane, a recomendação, em espaços menores, é considerar que nem todas as roupas ocupam a mesma profundidade de um cabide. “Saindo da profundidade padrão de 60 cm adotada para os armários, podemos trabalhar, em uma ou outra parede, com marcenaria de 30 cm, que é perfeito para armazenar camisetas, por exemplo”, expõe. 

Você viu?

Além disso, vale optar pelos modelos de closet abertos, que não possuem portas. Isso porque, dessa forma, o morador consegue visualizar tudo aquilo que possui, sem dificuldades.  “Mesmo aberto, o closet deve ter uma porta de entrada. Dessa maneira, não deixa de ser um móvel fechado, com a diferença que você ‘entra’ nesse armário e consegue visualizar, como um todo, tudo que existe nele”, ressalta. 

Manter o closet organizado é fundamental 

O closet precisa estar organizado para garantir que o morador consiga ver as peças que possui com facilidade
Carlos Piratininga
O closet precisa estar organizado para garantir que o morador consiga ver as peças que possui com facilidade

Deixar o local bagunçado atrapalha sua funcionalidade – e, por isso, a organização é um fator importante. Para isso, as peças do dia a dia precisam ficar sempre visíveis e com fácil acesso. Em caixas, a arquiteta recomenda acondicionar objetos menores, como relógios, cintos e peças menos utilizados ao longo do ano, como, por exemplo, as roupas de frio mais pesadas ou aquelas que são usadas com mais frequência em viagens. 

Colares, brincos, pulseiras, anéis e outros acessórios, por sua vez, podem ter um espaço exclusivo para eles. “Gaveteiros independentes e com divisórias são muito práticos para guardar as peças e colaborar para sua conservação”, destaca Cristiane. 

E no caso de closet para casal, o que fazer? 

No caso do closet de casal, é preciso identificar a quantidade de peças e itens que cada um tem para organizar
Carlos Piratininga
No caso do closet de casal, é preciso identificar a quantidade de peças e itens que cada um tem para organizar

Nesse cenário, Cristiane relembra a importância de tomar alguns cuidados antes de planejar os móveis. Isso porque a quantidade de roupas e acessórios pode variar bastante de uma pessoa para outra.

Na maior parte dos casos, homens costumam ter mais calças, camisetas e camisas, enquanto as mulheres precisam de espaço para vestidos, saias, sapatos e bolsas. “Na concepção do projeto do closet, estudo as características físicas para poder calcular alturas dos cabides , larguras das gavetas, etc”, relata. Assim cada um ganha seu espaço e tudo fica em seu devido lugar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!