Mesmo com o crescimento das plataformas digitais, os televisores permanecem como canais de entretenimento e informação de muitos brasileiros. Ao pensar na decoração de casa , é preciso que o eletroeletrônico fique em um espaço de destaque e sem prejudicar o visual do cômodo.
De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, o primeiro passo para inserir os televisores na decoração de casa é dimensionar o tamanho de cada item para que não fique desproporcional ao espaço. “Às vezes, queremos uma TV gigante, pois sonhamos com um cinema em casa. Porém, a depender do layout, a instalação pode resultar em desconforto para assistir”, explica.
Para conseguir definir o modelo ideal, a especialista sugere verificar onde o aparelho será colocado. A recomendação, segundo ela, é que não fique posicionado na frente de janelas para que o reflexo não atrapalhe. “Se não tiver outra opção, uma solução é utilizar cortinas Blackout, que bloqueiam a entrada da iluminação natural”, comenta.
Outra dica importante ressaltada pela profissional está relacionada com a parte elétrica. “Para quem ainda está no período de reforma ou construção, é importante incluir dutos para embutir os fios na parede. Quem já finalizou o projeto e não quer enfrentar uma pequena reforma, o mais indicado é utilizar canaletas para esconder a fiação”, ensina.
Como inserir os televisores na decoração
A boa notícia é que o aparelho é bem-vindo e pode ser posicionado em diversos ambientes da casa. Saiba como inseri-lo em cada cômodo sem desvalorizar a estética e a funcionalidade de cada espaço .
TV na sala
Você viu?
Neste projeto, o cobogó é o elemento principal do ambiente. A instalação foi viabilizada por meio do painel de TV de madeira, que permitiu a colocação da televisão na parede vazada. A solução, além de trazer segurança, esconde a fiação e as costas do aparelho.
No ambiente integrado, sala de estar e jantar dividem a mesma TV, fixada por um suporte giratório de fácil manuseio. Como a parede é revestida de espelho, é possível assistir na sala de estar mesmo quando o aparelho está virado para a área de jantar.
TV na varanda
Geralmente, a varanda é um espaço utilizado pelos moradores para reunir os amigos e familiares. Para incluir o eletroeletrônico no ambiente e instalá-lo, a solução foi utilizar um painel amadeirado. A construção de uma prateleira no alto permite armazenar alguns itens, como, por exemplo, um aparelho de TV a cabo e, dessa forma, não prejudica a circulação.
TV no quarto
Nessa suíte, aproveitou-se a porta de vidro do armário para a instalação. A tática permite aproveitar melhor o ambiente e ajuda a economizar espaço. Quando desligado, o televisor torna-se quase imperceptível.
A mesma solução foi utilizada neste quarto de casal, que também conta com um cantinho de estar, com poltronas e uma mesinha na frente da cama. A ideia permitiu instalar um armário em toda a parede e não impactou na perda de espaço.
TV na cozinha
Quem passa muito tempo na cozinha também pode aproveitar para ficar informado enquanto prepara as refeições – e os televisores ajudam nesse processo. A TV, posicionada ao fundo do ambiente e de maneira centralizada, permite assistir e ver o item com clareza de qualquer canto do cômodo. Outra opção é deixá-la camuflada, combinando com a cor da parede escolhida para a decoração de casa .