Na hora de escolher o mobiliário que irá compor a decoração da casa , a mesa de centro para sala é um item que não pode ficar de fora. Além de contribuir para a estética, o móvel ainda é funcional e serve não apenas para acomodar objetos decorativos e o controle remoto dos eletrônicos.
Para escolher a mesa de centro para sala ideal, o primeiro passo é considerar as medidas do ambiente. “Hoje, há uma infinidade de formatos, cores e materiais, como vidro, metal, madeira e acrílico. Vale escolher um modelo bem imponente ou ousar mesclando diferentes tipos e alturas”, explica Fernanda Takadachi, arquiteta do Triarq Studio de Arquitetura.
A recomendação é deixar, no mínimo, um espaço de 60 cm entre a mesa e o sofá para não prejudicar a circulação no cômodo. Além disso, o móvel deve ser menor ou da mesma altura dos assentos do sofá. Errar nesse cuidado poderá dificultar a rotina das pessoas e causar um desconforto visual.
Materiais recomendados e a escolha do formato da mesa de centro para sala
Apesar de não existir uma regra que determine o material mais adequado, ele precisa estar em sintonia com o restante da decoração. Em geral, a madeira mais bruta cai bem, principalmente, em ambientes de atmosfera rústica. Se a busca é por um design contemporâneo vale pensar nos modelos espelhados ou nas madeiras laqueadas.
“Se a ideia for investir numa peça imponente e quase escultural, há peças feitas de vidro lindas”, sugere Ana Paula. Existem ainda as alternativas feitas de pedras, como o mármore, muito comum em espaços clássicos.
Em relação ao formato, a maioria dos modelos é quadrado ou retangular, mas nada impede que ousar e investir em outros desenhos. Para isso, alternativas ovais, triangulares e hexagonais trazem um jeito descontraído à decoração.
Quando possível, apostar em uma cor fora do convencional também é um bom recurso para inovar. “Brincar com objetos coloridos, arranjos de flor e livros poderosos também dá um toque especial ao móvel”, destaca Fernanda.
Plantas ideias para cada tipo de mesa
Para dar um upgrade na decoração, vale também investir nas plantas. Para ajudar nesse processo, a paisagista Maíra Ferreira, proprietária do Horto Girassol, selecionou as espécies que combinam melhor com os formatos da mesa .
- Oval
Nesse estilo, a recomendação é mesclar diferentes texturas e, para deixar mais moderno, sementes e frutas também. Os vasos e suportes não devem ser quadrados ou retangulares. As flores mais indicadas, por sua vez, são: peônias, hortênsias, boca-de-leão, eucalipto e folha de oliveira.
- Redonda
Segundo a especialista, a mesa de centro redonda pede um estilo mais clássico. Opte por potes e suportes redondos, seguindo o formato da mesa. As espécies mais indicadas são: rosas (graúdas ou minis), peônias, astromélia, tulipas, lírios, lisianto, hortências, viburnum, boca-de-leão. Bowls com orquídeas também são bem-vindos.
- Quadrada
A paisagista declara que o estilo pode ser clássico ou contemporâneo. A escolha do formato dos vasos ou dos suportes vai da escolha de cada um. Para combinar, use espécies com pétalas mais arredondadas, como rosas, peônias e astromélia. Para sair do clássico, opte por samambaia, aspargo e folha de oliveira.
- Retangular
Pode seguir o mesmo conceito da quadrada, mas com arranjos mais alongados. Em um tipo mais tropical, as folhagens podem ser variadas, como alpinia e helicônia, para decorar a mesa de centro para sala .