Na hora de escolher o mobiliário que irá compor a decoração da casa , a mesa de centro para sala é um item que não pode ficar de fora. Além de contribuir para a estética, o móvel ainda é funcional e serve não apenas para acomodar objetos decorativos e o controle remoto dos eletrônicos.

A mesa de centro para sala é um item que não pode faltar na decoração da casa; saiba como escolher o modelo ideal
JP Image
A mesa de centro para sala é um item que não pode faltar na decoração da casa; saiba como escolher o modelo ideal

Para escolher a mesa de centro para sala ideal, o primeiro passo é considerar as medidas do ambiente. “Hoje, há uma infinidade de formatos, cores e materiais, como vidro, metal, madeira e acrílico. Vale escolher um modelo bem imponente ou ousar mesclando diferentes tipos e alturas”, explica Fernanda Takadachi, arquiteta do Triarq Studio de Arquitetura.

A recomendação é deixar, no mínimo, um espaço de 60 cm entre a mesa e o sofá para não prejudicar a circulação no cômodo. Além disso, o móvel deve ser menor ou da mesma altura dos assentos do sofá. Errar nesse cuidado poderá dificultar a rotina das pessoas e causar um desconforto visual. 

Materiais recomendados e a escolha do formato da mesa de centro para sala 

Saiba quais os materiais mais recomendados para a mesa de centro para sala e os formatos disponíveis
JP Image
Saiba quais os materiais mais recomendados para a mesa de centro para sala e os formatos disponíveis

Apesar de não existir uma regra que determine o material mais adequado, ele precisa estar em sintonia com o restante da decoração.  Em geral, a madeira mais bruta cai bem, principalmente, em ambientes de atmosfera rústica. Se a busca é por um design contemporâneo vale pensar nos modelos espelhados ou nas madeiras laqueadas. 

“Se a ideia for investir numa peça imponente e quase escultural, há peças feitas de vidro lindas”, sugere Ana Paula. Existem ainda as alternativas feitas de pedras, como o mármore, muito comum em espaços clássicos. 

Em relação ao formato, a maioria dos modelos é quadrado ou retangular, mas nada impede que ousar e investir em outros desenhos. Para isso, alternativas ovais, triangulares e hexagonais trazem um jeito descontraído à decoração.

Você viu?

Quando possível, apostar em uma cor fora do convencional também é um bom recurso para inovar. “Brincar com objetos coloridos, arranjos de flor e livros poderosos também dá um toque especial ao móvel”, destaca Fernanda. 

Plantas ideias para cada tipo de mesa

As plantas são bem-vindas na mesa de centro para sala; veja como combinar cada espécie de acordo com cada modelo
Mariana Orsi
As plantas são bem-vindas na mesa de centro para sala; veja como combinar cada espécie de acordo com cada modelo

Para dar um upgrade na decoração, vale também investir nas plantas. Para ajudar nesse processo, a paisagista Maíra Ferreira, proprietária do Horto Girassol, selecionou as espécies que combinam melhor com os formatos da mesa .

  • Oval

Nesse estilo, a recomendação é mesclar diferentes texturas e, para deixar mais moderno, sementes e frutas também. Os vasos e suportes não devem ser quadrados ou retangulares. As flores mais indicadas, por sua vez, são: peônias, hortênsias, boca-de-leão, eucalipto e folha de oliveira.

  • Redonda

Segundo a especialista, a mesa de centro redonda pede um estilo mais clássico. Opte por potes e suportes redondos, seguindo o formato da mesa. As espécies mais indicadas são: rosas (graúdas ou minis), peônias, astromélia, tulipas, lírios, lisianto, hortências, viburnum, boca-de-leão. Bowls com orquídeas também são bem-vindos.

  • Quadrada

A paisagista declara que o estilo pode ser clássico ou contemporâneo. A escolha do formato dos vasos ou dos suportes vai da escolha de cada um. Para combinar, use espécies com pétalas mais arredondadas, como rosas, peônias e astromélia. Para sair do clássico, opte por samambaia, aspargo e folha de oliveira.

  • Retangular

Pode seguir o mesmo conceito da quadrada, mas com  arranjos mais alongados. Em um tipo mais tropical, as folhagens podem ser variadas, como alpinia e helicônia, para decorar a mesa de centro para sala .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!