Tamanho do texto

Banheiros que imitam spas, determinados tipos de revestimento, cores e plantas são apontados como tendência pelo relatório da rede social; veja

Desde o início dos anos 2000, a Pantone – autoridade global em cores – elege um tom para representar o ano que está por vir, escolha que tem impacto no mundo da decoração e da moda. Nas últimas semanas,  o instituto elegeu o “Ultra-Violet” – um tom bem forte e vivo de roxo – como a cor que representará 2018. Sendo assim, é esperado que, durante o próximo ano, esse tom “ousado” apareça bastante em ambientes, móveis e outros itens para a casa. Mas, afinal, o que mais é tendência para o ano que vem por aí?

Relatório anual do Pinterest mostra o que está bombando no mundo da decoração
Reprodução/Pinterest
Relatório anual do Pinterest mostra o que está bombando no mundo da decoração

Quem é amante de decoração sabe que, às vezes, aquela vontade de repaginar a casa é uma constante. Talvez seja por isso que, de acordo com a análise de dados anual do Pinterest – rede social que reúne bilhões de ideias de decoração, moda, alimentação e outros muitos temas –, a busca por postagens relacionadas ao tema cresceu 75% durante o último ano. Pensando nisso e seguindo a popularidade de alguns temas, o levantamento elegeu dez tendências do decór para 2018; confira a lista:

Banheiro-spa

Parece que a vontade de transformar o banheiro em um verdadeiro spa com banheira e tudo é algo generalizado. De acordo com o levantamento do Pinterest, de um ano para cá, houve um aumento de 269% no número de ideias de decoração relacionadas a esse tema salvas na rede social.

A maior parte dessas postagens mostra banheiros amplos, claros, bem iluminados, com janelas amplas, banheiras, portas de vidro e uso expressivo de madeira como revestimento, dando um ar de “casa de campo” ao ambiente.

Metais (e as combinações entre eles)

O uso de metais de várias tonalidades na decoração foi algo recorrente durante o ano que passou. Desde enfeites até eletrodomésticos e torneiras até detalhes no mobiliário, é possível encontrar itens de metal com diversas tonalidades. Apesar de o “rose gold” e do dourado terem predominado, o relatório do site aponta a mistura de metais como uma tendência.

De acordo com o levantamento, o número de postagens com o termo “combinações de metais” salvas na rede social teve um aumento de 423% durante o último ano, indicando uma tendência interessante para tornar o ambiente “diferentão” e descontraído (principalmente quando eles são combinados com outras texturas e materiais, como na foto).

Marmorite

Muito utilizado em décadas passadas, esse revestimento é algo que você provavelmente já viu em fachadas e pisos de casas antigas. Aparentemente, porém, o marmorite – que consiste em uma espécie de mosaico feito com pedacinhos bem pequenos de materiais variados – voltou com tudo; de acordo com o relatório da rede social, o número de posts salvos relacionados a isso tiveram um aumento de 316%).

O fato de o marmorite ser uma mistura de outros materiais faz com que ele se torne totalmente personalizável. É possível escolher os tamanhos dos caquinhos, infinitas combinações de cores e fundos, tornando-o apropriado para paredes, pisos e tampos de pias ou móveis.

Leia também: Confira seis dicas práticas de organização do Pinterest para testar agora

Teto decorado

Quem disse que o teto dos ambientes deve sempre ser liso e sem graça? Desde que o ambiente não seja baixo demais, é, sim, possível decorar caprichar nessa parte do cômodo.

Segundo o levantamento do Pinterest, esse tema teve um aumento de 310% no número de postagens salvas e as opções são infinitas; você pode utilizar um papel de parede, adesivos, desenhos à mão livre, uma cor que se destaque e muito mais.

Móveis de marchetaria

Com um crescimento de 207% no número de postagens salvas, outro item que está em alta no mundo da decoração é o móvel de marchetaria. Essa técnica combina materiais como metal, madrepérola e tons variados de madeira para criar uma espécie de “mosaico” em pisos, revestimentos de objetos pequenos e na superfície de móveis.

Os estilos são diversos, mas, no Pinterest, um dos que mais chama a atenção dos usuários é o que utiliza motivos geométricos na composição em duas cores diferentes.

Pisos de madeira “diferentões”

Quem disse que o piso de madeira precisa ser sempre montado da mesma forma, com tábuas perfeitamente alinhadas uma do lado da outra? Segundo a análise realizada pela rede social, uma das tendências que mais cresce é a do piso estilo “espinha de peixe”, ou seja, com tacos dispostos em um padrão de “zigue-zague”.

O levantamento aponta um aumento de 131% nas postagens salvas relacionadas a esse tipo de piso, que pode aparecer também em tons que normalmente não são usados em madeira, como o acinzentado.

Portas chamativas

Aparentemente, a ideia de dar às boas vindas para as visitas com cores bem vivas é bem popular.

Fotos de portas bem coloridas e capachos com mensagens divertidas foram salvas 121% mais vezes durante o último ano, indicando que talvez seja hora de ousar e pintar a porta de casa com uma cor bem bacana, deixando o que estiver ao redor dela com tons mais neutros para que ela se destaque.

Marantas

Segundo a opinião de decoradores e arquitetos, o “urban jungle”, estilo de decoração que transforma os ambientes em “selvas modernas” usando muitas plantas posicionadas de forma inusitada, tons terrosos e materiais naturais é uma tendência no mundo do decór. Conforme mostra o levantamento do Pinterest, porém, há uma plantinha em especial que se destaca, a maranta.

A planta originalmente brasileira possui padrões bem específicos em suas folhas e tons que vão além do verde, tornando-se uma adição interessante ao ambiente. Conforme afirma o relatório, o número de ideias relacionadas à essa espécie tiveram um aumento de 533% no último ano.

Quadros grandes

As “gallery walls” – paredes cobertas com quadros de tamanhos diferentes – parece ser uma tendência que veio para ficar.

O levantamento do site mostra que pôsteres grandes, imagens emolduradas e fotos impressas estão em alta, com um aumento de 637% no número de imagens salvas relacionadas ao tema.

Verde acinzentado

Apesar de o “Greenery” – tom de verde relativamente claro e bem vivo – ter sido o escolhido pela Pantone como a cor do ano de 2017 , outros tons de verde também vêm ganhando espaço.

É o caso do “Sage”, um verde mais acinzentado e que, por ser neutro, pode combinar com a decoração de diversos ambientes. A análise do site aponta um crescimento de 170% no número de posts salvos a respeito dessa cor. 

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.