Segunda-feira é dia de pegar em vassouras, rodos e panos para deixar a casa brilhando com aquela faxina caprichada depois da diversão do final de semana, certo? Não exatamente. De acordo com uma pesquisa recente, os primeiros dias da semana são as escolhas menos comuns dos paulistanos quando se fala em virar os móveis de pernas para o ar e tirar a poeira dos cômodos.

Leia tudo sobre casa e decoração aqui!

De acordo com uma pesquisa recente, o dia mais escolhidos pelos paulistas para fazer faxina é a sexta-feira
Shutterstock
De acordo com uma pesquisa recente, o dia mais escolhidos pelos paulistas para fazer faxina é a sexta-feira

A pesquisa em questão foi realizada pelo aplicativo Diaríssima – ponte entre prestadores de serviços domésticos e pessoas que querem contratá-los – e se baseou no volume de contratações de diaristas em cada dia da semana na cidade de São Paulo. Contrariando expectativas, a sexta-feira é o dia mais popular para fazer faxina na casa, concentrando 19% das pessoas que participaram da pesquisa.

A sexta-feira é seguida de perto pela quarta-feira, que concentra 18% dos votos. Em seguida, vem a quinta-feira, com 17% e o sábado, com 15%. A segunda e a terça-feira ficam empatadas com 13% quase em último na lista, e só ganham do domingo, dia escolhido por apenas 5% das pessoas entrevistadas pela pesquisa.

Mas, afinal, por que as sextas-feiras? Reinaldo Silva, CEO da Diaríssima, explica que o fato tem ligação com o fim de semana. “As pessoas saem cedo e voltam tarde, mal têm tempo para aproveitar a casa. No fim de semana, então, é natural desejar um ambiente arrumadinho para relaxar, por isso a preferência por chamar diaristas na sexta-feira”, afirma ele.

Dicas para a faxina perfeita

E você tem um dia preferido para contar com os serviços de uma diarista ou mesmo colocar a mão na massa? Se você estiver no segundo grupo, veja algumas dicas para limpar sua casa: 

Algumas dicas tornam a faxina mais fácil e com efeito mais duradouro
shutterstock
Algumas dicas tornam a faxina mais fácil e com efeito mais duradouro


1. De olho nos produtos certos

Parece básico, mas ler cuidadosamente os rótulos de cada produto , saber qual é a função deles e utilizá-los conforme as instruções é realmente importante. Por exemplo: você sabia que nem todo resíduo que se acumula na cozinha é solúvel em desengordurantes? De acordo com Leonardo Castelo, diretor comercial da Ecoville, em casos de resíduos mais persistentes, por exemplo, é necessário usar um produto desincrustante, já que a composição diferente dissolve a sujeira como um desengordurante não faria.

2. Sem esquecer os eletrodomésticos

Você sabia que alguns eletrodomésticos – como a geladeira – devem ser higienizados pelo menos uma vez por semana? É isso mesmo. Desde o fogão até a torradeira, todos eles merecem uma  limpeza periódica e feita com os produtos certos para que continuem funcionando direito.

3. A organização precisa ser mantida

De nada adianta fazer uma faxina periódica na casa e não manter tudo no devido lugar . Para Talita Melo, personal organizer e fundadora da Kiiro, uma dica é, antes de começar a limpar a casa, pegar um cesto e recolher todos os itens que estão espalhados pela casa. Em seguida, a pessoa deve “fazer um tour” pela casa, distribuindo os itens onde eles deveriam estar. Segundo ela, o processo deve durar apenas alguns minutos e, tornando-se rotina, a casa fica mais organizada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!