Tamanho do texto

Vai receber pessoas em casa e não sabe como acabar com a sujeira? Veja algumas dicas para preparar a casa e mantê-la limpa durante toda a festa

Quando você vai fazer uma festa em casa, ou até receber pessoas para um jantar, já fica desesperada em como deixar a casa limpa e arrumada para a ocasião? E também quer evitar ao máximo que ela fique muito suja depois?

Festa em casa? Aprenda a preparar uma em apenas 30 minutos

Lilian Esteves, representante da House Shine, rede de franquias de limpeza profissional, dá algumas dicas para não só deixar a casa limpa para as festas, mas também facilitar o processo de arrumação depois de seu evento. Veja o que fazer:

Veja alguns truques para preparar e manter a casa limpa para festas
shutterstock
Veja alguns truques para preparar e manter a casa limpa para festas


Às vésperas da festa

O primeiro passo da limpeza da casa antes de uma festa, segundo Lilian, é separar as louças que serão usadas. Geralmente são itens usados poucas vezes no ano, apenas ao receber mais gente em casa, ou ocasiões especiais, então eles passam muito tempo guardados, por isso precisam ser lavados antes do uso.

Lilian recomenda que se separe a quantidade e modelo corretos de pratos, copos, talheres e outros que vão ser usados alguns dias antes da festa, lave-os e já os deixe separados.

Um ou dois dias antes, é a hora de uma limpeza geral na casa toda. “Limpar no dia anterior é melhor, porque no dia você vai estar com a cabeça na festa”, recomenda Lilian.

Com calma, o primeiro passo da limpeza, de acordo com a especialista, é passar aspirador em tudo: “Se o chão está empoeirado, a sujeira passa de um lugar para o outro quando as pessoas andam pela casa”.

Passar um pano úmido é um bom complemento para pisos que permitem isso – ou seja, nada de pano molhado em madeira ou carpete, por exemplo.

Os móveis também devem ser limpos, principalmente aqueles da área social da casa. Em caso de festas, Lilian explica que ambientes como o quarto podem ser deixados de lado – se necessário – na limpeza.

O que você precisa saber sobre a limpeza da casa antes de ir morar sozinho

Um cômodo que não pode ser esquecido é o banheiro , que vai ser utilizado mais do que o normal em dias de festas e reuniões. “Limpe o chão, pia, vaso sanitário, e coloque um aromatizador de ambientes”, sugere

No dia da festa

Quando chega o dia em que vai receber as pessoas em casa, com a casa já limpa, é hora de aplicar alguns truques para mantê-la bela e também para facilitar a limpeza depois da ocasião especial

Para preparar o banheiro , o truque de Lilian é usar tapetes escuros: “Se cair alguma coisa não fica evidente a mancha”. Ela ainda sugere colocar um cesto maior, com saquinho, para que o lixo demore mais para se encher e, assim, você não precisar trocá-lo durante a festa.

Ainda para o banheiro, outra dica é colocar paninhos ou toalhinhas na pia, assim, se você passar por lá e a pia estiver molhada, basta passar a toalhinha para secar, e o banheiro parecerá limpo de novo.

Outro ambiente muito utilizado em eventos e que merece atenção por isso, é a cozinha. Antes de começar a cozinhar os pratos para a ceia, limpe o chão, sugere a representante.

Quando acabar de fazer a comida, um truque para facilitar o processo de deixar a casa limpa ao fim da festa, é lavar a louça usada para cozinhar “Assim, quando acabar a ceia, não vão ter formas e panelas para lavar, só pratos e talheres”, explica Lilian.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.