Tamanho do texto

Se a ceia de Natal deste ano será em sua casa, é preciso se preparar. Veja algumas dicas para organizar a casa para todos sem preocupações

Final de ano é geralmente momento de juntar a família. E a ceia de Natal é uma tradição. Tem famílias que se reúnem todos os anos na mesma casa, mas outras preferem revezar. 

+  Quer fazer bonito na ceia de Natal? Veja dicas para montar uma mesa impecável

Não torne a organização da ceia de Natal um problema para o seu fim de ano. Veja como preparar
Thinkstock/Getty Images
Não torne a organização da ceia de Natal um problema para o seu fim de ano. Veja como preparar

Se neste ano, você será a anfitriã da ceia de Natal – ou até mesmo de um jantar especial de fim de ano para alguns amigos – veja alguns detalhes para organizá-la e recepcionar as pessoas sem erros ou estresse. E atenção: já é hora de começar a cuidar de alguns preparativos. 

Número de pessoas

A primeira informação que você deve saber é o número de pessoas que comparecerá na ceia. “Essa é a base para poder calcular a quantidade de bebidas e comida”, diz a especialista em organização e assessoria para eventos Betta Lima.

O número de pessoas também é importante para que você possa preparar a casa: saber quantos lugares – entre cadeiras e bancos – precisará para as pessoas sentarem, por exemplo. O tamanho do evento vai influenciar a estrutura necessária. Todos caberão apenas na mesa de jantar, ou precisará deixar a comida em um lugar específico para que as pessoas se sirvam e sentem em outros lugares, como no sofá?

Cerca de 15 dias antes do evento, peça para as pessoas confirmarem a presença, assim uma semana antes você pode montar seu cardápio e comprar os itens com tranquilidade.

Decoração

Se você vai realizar a ceia em sua casa, é essencial que o local esteja decorado para a data, para ajudar a criar o espírito do Natal no evento.

Além de fazer uma decoração  com direito a guirlanda e árvore, aposte em itens especiais para receber pessoas: uma toalha de mesa bonita e até espalhar flores e miniaturas de papai noel pela casa.

Bebida

Primeiramente, você deve escolher que tipo de bebida vai servir à noite. Apesar de o vinho ser o mais comum, Betta sugere cerveja, ou um espumante, se ainda quiser manter a tradição, já que o Brasil costuma ser muito quente nessa época.

Outra recomendação da especialista é separar um móvel ou mesa da casa apenas para as bebidas e permitir que as pessoas se sirvam: “Deixe as cervejas em um cooler. Pode colocar frutas em um potinho, vodka, cachaça, gelo e açúcar para as pessoas mesmas fazerem a caipirinha”. Ela explica que além de ser mais fácil para o convidado, isso tornará o ambiente ainda mais informal e com cara de família. 

Não esqueça de gelar as bebidas com antecedência e de ter opções não-alcoólicas para quem não bebe nada com álcool.

Comida

O tradicional é servir a ceia apenas a meia-noite, mas até lá seus convidados estarão morrendo de fome, por isso o ideal é apostar em alguns petiscos antes do jantar. Torradinha com patê, amendoim, salgadinhos e queijos são algumas das sugestões de Betta, que ainda recomenda cenoura e pepino cortadinhos com algum molho ou até bolinho de bacalhau, que combina bem com a data.

Festa em casa? Aprenda a preparar uma em apenas 30 minutos

Para a ceia de Natal, o cardápio vem de sua imaginação. Você pode optar pelo clássico: tender, peru, bacalhau e farofa, por exemplo, mas pode diversificar e fazer um prato com sua cara. Mas a especialista alerta para sempre ter uma opção vegetariana, além de verificar as restrições alimentares de convidados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.