Tamanho do texto

Sylvia Dale, da famosa loja de artigos natalinos Cecilia Dale, dá dicas para arrumar uma mesa de Natal que chame atenção de todos, até das crianças

A noite de Natal é uma data especial para juntar a família e se divertir. Crianças, adultos, adolescentes e idosos se juntam em um grupo só na hora da ceia e, por isso, a mesa de jantar é um dos locais mais importantes dentro dos itens que serão preparados para essa noite.

Mesa de Natal por Sylvia Dale
Arquivo pessoal
Mesa de Natal por Sylvia Dale

Decorar e organizar esse espaço para recepcionar os convidados pode ser uma tarefa complicada, mas a especialista no assunto Natal, Sylvia Dale, da famosa loja Cecilia Dale, dá dicas. Confira. 

Clima de festa

Não adianta enlouquecer no dia de Natal porque vai receber muitas pessoas em casa e o trabalho será pesado. Para Sylvia, o mais importante de tudo é estar bem para receber as pessoas. Transformar o trabalho em brincadeira, colocar uma música e arrumar tudo dançando, cantando, pode ser uma ótima saída. 

via GIPHY

"Tira o salto, fica descalça, de chinelo. Liga uma música, toma um prosecco, uma laranjada ou o que te deixar feliz. Com isso você vai se inspirando para arrumar tudo. Eu lembro da minha infância, todo momento que antecedia uma festa na minha casa já era uma festa. O clima de festa tem que começar antes", conta Sylvia. 

Escolha dos utensílios

Use sempre a sua melhor louça, sem se importar que vai ter um monte de criança e elas podem quebrar. As pessoas que você vai receber merecem usá-las. Lembre-se que esses itens não são para ficar no armário pegando poeira. 

A toalha de mesa não é obrigatória. Se você tem uma toalha linda com tradição na família, pode colocar, mas o ideal são os jogos americanos. "Imagina que você decorou a mesa inteira, está tudo arrumado e aí alguém derruba o copo. Se tiver uma toalha vai ser uma correria para tirar tudo de cima da mesa. O jogo americano é individual, o problema será menor.", explica Sylvia. 

Montagem da mesa

Para organizar a mesa, use o jogo americano e o suplet para colocar embaixo do prato, ele dá um up na produção. Coloque a louça de sua escolha, que combine com o restante dos itens. Os talheres são postos do lado dos pratos, como de costume. Os guardanapos de pano ajudam no visual, coloque-os em cima do prato.

No vídeo abaixo, a especialista ensina a arrumar os guardanapos e ganhar todo um charme especial. Assista: 


Os enfeites usados na mesa, principalmente para fazer o arranjo central, podem ser de árvore de Natal. Além de combinar com a decoração do resto da casa, os bichinhos no meio do arranjo central chamam atenção das crianças e as mantêm mais tempo sentadas à mesa. Aprenda como fazer um arranjo central clicando na imagem. 

Centro de mesa para o Natal
Trícia Vieira/ Fotoarena

Colocar lembrancinhas como um bichinho de pelúcia, um doce de bengalinha de Natal, para cada convidado é um agrado a mais e ainda colabora com a decoração.

Veja 32 mesas de Natal para se inspirar. 

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.