Tamanho do texto

Acessórios belos e versáteis, os tapetes têm funcionalidade além da decorativa. Veja como usá-los em qualquer ambiente da casa

Os tapetes são uma opção para funcionalidade e decoração de ambientes que pode ser colocado em qualquer cômodo da casa. Além de decorar, podendo dar uma cara completamente nova ao ambiente, este acessório é encontrado em variadas cores e texturas  e pode ter outras funções, como tornar a casa mais quente – especialmente as com revestimento de piso frio – e proteger o chão de possíveis riscos que podem ser causados por cadeiras, por exemplo.

16 regras para acertar na decoração da sala

“Todo cômodo pode ter tapetes ”, explica a designer de interiores Rosane Guedes. Entretanto, para cada ambiente ou estilo diferente de decoração é preciso ter cuidados específicos, para garantir beleza e funcionalidade.

Sala de estar

Para sala de estar, os tapetes de pelinhos estão liberados
Pinterest
Para sala de estar, os tapetes de pelinhos estão liberados

A sala de estar é o principal cômodo que pede um tapete para arrematar a decoração. A designer de interiores diz que nesse espaço é possível ter mais liberdade de escolha. O recomendado é prestar atenção ao estilo da decoração e gostos pessoais.

“O tapete de lã traz mais requinte para o espaço”, afirma Rosane, que ainda indica modelos como esse para quem gosta de andar descalça pela sala e sentir o toque macio dos fios sob os pés. 

Mais uma sugestão de Rosane é um  tapete persa , outro clássico. Ela, que tem preferência por esse estillo – afirma que ele pode combinar com o estilo clássico e até mesmo com uma decoração moderna, por causa do contraste.

Mas para os mais modernos, ela também aconselha os sintéticos.

Sala de jantar

Rosane Guedes mostrou esse ambiente como exemplo de uso de tapetes na sala de jantar
Divulgação/Morar Mais por Menos/Rafael Carrieri
Rosane Guedes mostrou esse ambiente como exemplo de uso de tapetes na sala de jantar

Rosane acha sofisticado usar tapetes para a sala de jantar. Além de ter a função de aquecer o ambiente, ele pode ser utilizado para delimitar a área das refeições – mesa de jantar e cadeiras. Para isso é preciso ter cuidado com o tamanho, explica a designer: “O ideal é que as cadeiras estejam sempre sobre o tapete, então devemos ter no mínimo 60 centímetros de sobra de tapete para cada lado da mesa”.

Uma recomendação, especificamente para quem não quer ter muito trabalho com a manutenção, é optar por um material sintético ou pelo baixo: “Caso caia alguma bebida ou comida no tapete, é mais fácil de limpar”.

Com relação a estampas e cores, na sala de jantar Rosane prefere a neutralidade, com um tapete liso ou estampas geométricas, por exemplo.

Quarto

Nos quartos, os mais indicados são os tapetes sintéticos ou de pelos baixos
Pinterest
Nos quartos, os mais indicados são os tapetes sintéticos ou de pelos baixos

Nos locais de dormir, é preciso ter bastante cuidado com alergias. Por isso o mais indicado é um material sintético, para não acumular poeira. No quarto, a modernidade está mais liberada!

Escritório

Já pensou em usar tapetes até no escritório? É possível!
Pinterest
Já pensou em usar tapetes até no escritório? É possível!

Até o escritório pode ter um tapete! O modelo e o estilo do acessório ficam por conta de quem usa o cômodo. Mas Rosane dá a dica de usá-lo para delimitar um ambiente, como ela fez na sala de jantar. “Unir” a escrivaninha e a cadeira com um tapete bonito ou colocá-lo sob uma mesa de reuniões são alternativas aprovadas pela designer de interiores

Quando evitar?

A profissional não indica tapetes em casas com idosos, por questão de segurança, já que um tropeço pode ser muito perigoso.

Para mais praticidade, ela também desaconselha o uso de tapetes em casas com animais, especialmente filhotes, ou aqueles que não se adaptaram a fazer as necessidades no local correto.

23 tapetes para transformar o ambiente

No caso dos alérgicos, pode-se evitar usar tapetes no quarto. 

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.