Tamanho do texto

Em apartamentos pequenos, espceialmente studio, a organização é peça chave. Veja algumas dicas para ter mais espaço em sua casa

Em qualquer casa, a bagunça se acumula rapidamente. Desde roupas e sapatos, até pilhas de papéis e revistas se acumulam rapidamente. Em uma casa grande, essas pequenas desordens acabam se escondendo e podem não ser notadas por muito tempo. Mas em um apartamento studio, elas podem rapidamente preencher todo o  espaço disponível.

Morar em apartamentos bem pequenos com conforto é possível

Alguns truques te ajudam na organização e na economia de espaço no apartamento studio
Edu Cesar
Alguns truques te ajudam na organização e na economia de espaço no apartamento studio

O apartamento studio , chamado também de quitinete , é caracterizado por ser apenas um cômodo, ou seja, não tem paredes separando quarto, sala e cozinha. Por isso é preciso maximizar o possível o espaço para guardar as coisas.

Alguns truques e hábitos adotados com inteligência podem te ajudar a minimizar a bagunça e ganhar mais espaço em sua pequena residência. Veja algumas dicas separadas pelo site americano “My Domaine”:

Aproveite espaços escondidos

Se você acha que tem pouco espaços para ter armários e guarda-roupas, o segredo é aproveitar onde praticamente não tem espaço. Na hora de escolher sua cama, prefira uma com pernas altas ou com espaço sob ela já próprio para armazenar coisas – com gavetas ou do tipo baú. Na cozinha, se os seus armários não vão até o teto, use o espaço entre eles e o teto para guardar algumas coisas que não usa sempre, como forma de bolo, ou pratos extras que só precisa quando recebe visitas.

Seja organizado

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas em locais pequenos é preciso se organizar melhor. Para ajudar nessa missão, é indicado um “mapa” que indique onde estão guardadas estes materiais com pouco uso. Além dos itens de cozinha, a sobra de um rolo de papel de presente e até mesmo sua pasta de documentos precisa estar em um lugar que você saiba.

Separe os cômodos

Separar os cômodos de seu apartamento studio com ajuda da decoração é um truque para a organização
Pinterest
Separar os cômodos de seu apartamento studio com ajuda da decoração é um truque para a organização

É importante que você deixe claro onde termina a cozinha e começa a sala, por exemplo. Isso pode ser feito com ajuda da decoração. Você pode usar um biombo, papéis de parede ou até mesmo tapetes. Isso vai ajudar com que você faça cada coisa em seu devido lugar.

Separe itens que não usa mais com frequência

Para que o pouco espaço que você tem disponível não fique lotado de coisas desnecessárias, é preciso fazer uma arrumação com frequência. Separe as roupas que não servem ou que não usa, e até mesmo outros itens de cozinha ou eletrônicos que achou que iriam ser úteis mas acabam apenas ocupando espaço

Organize o guarda-roupas de acordo com a estação

Se seu guarda-roupas é pequeno, a parte mais visível e acessível dele também deve ser, portanto você precisa organizar o guarda-roupa . Quando o frio acabar, e começar a fazer calor, mova todos os seu casacos mais quentes e outras peças de inverno – inclusive cobertores, para o fundo do armário, e deixe as de verão na frente. Quando a estação mudar novamente, inverta a mudança, para que sempre seja fácil encontrar roupas no seu armário.

Use mobília multiuso

Está procurando uma poltrona? Porque não preferir uma que tenha um local de armazenamento escondido? Quer uma mesa lateral mas tem pouco espaço? Prefira uma dobrável, ou que possa ser usada como banquinho também. O sofá é melhor se virar cama e a mesa de jantar pode servir como escrivaninha.

Móveis planejados ajudam a ganhar espaço em apartamento de 22 m²

Lembre-se: menos é mais

Em um espaço pequeno, só compre uma mobília, ou outro item se você realmente gostar dele, souber onde colocar em sua casa, e se ele for útil no seu dia-a-dia. Não lote sua pequena quitinete com muitos móveis ou itens de decoração, pois ele parecerá ainda menor.

Limpe com frequência

Realizar uma limpeza geral no seu apartamento studio é necessário para acabar com a bagunça
Thinkstock Photos
Realizar uma limpeza geral no seu apartamento studio é necessário para acabar com a bagunça

Uma casa limpa é também uma casa feliz. Seu apartamento studio vai parecer naturalmente maior se estiver limpo e sem bagunça. Durante a limpeza, faça também uma arrumação, organizando roupas jogadas e outras bagunças.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.