Tamanho do texto

Arquiteto dá dicas de como decorar os ambientes de forma barata e pensando em aproveitar os objetos caso precise se mudar

A casa de uma pessoa diz muito sobre ela. É nesse espaço que ela tem liberdade para pintar as paredes com a cor favorita, usar os objetos que mais gosta para decoração e organizar os móveis da forma que acha mais conveniente. Porém, a realidade de muitas pessoas é morar de aluguel, e agora? Será que é possível e vale a pena decorar um espaço que você possui temporariamente?

Casas de aluguel podem ser decoradas sem muito gasto
Pinterest
Casas de aluguel podem ser decoradas sem muito gasto


+  20 ideias criativas para decorar a casa sem gastar muito

Viver de aluguel pode significar ter que mudar de moradia a qualquer momento, então é complicado investir em algo que seja permanente. Pensar em como decorar uma casa alugada é uma das maiores preocupações de um futuro morador. Para resolver o problema, o arquiteto Marcelo Rosset dá dicas de como investir em uma decoração sem precisar fazer grandes reformas.

Móveis independentes

Quando a casa ou apartamento alugado for um espaço pequeno é tentador pensar em comprar móveis planejados , mas o arquiteto indica o contrário. Ele explica que, se a pessoa comprar  móveis independentes, ela pode levá-los quando precisar mudar de casa. Com o planejado isso não é possível, pois o novo lar provavelmente não terá as mesmas medidas do anterior.

Pintura

É comum que alguns proprietários não deixem fazer grandes mudanças nos imóveis alugados. Marcelo diz que, nesses casos,  pintar a parede é uma boa alternativa. Essa pequena mudança dá um aspecto novo ao ambiente, não tem um custo muito elevado e, além disso, é possível brincar com as cores.

Paredes coloridas dão um novo ar ao ambiente
divulgação/ Leroy Merlin
Paredes coloridas dão um novo ar ao ambiente


Em banheiros e cozinhas que possuem azulejos antigos, pintar também é a melhor solução para dar uma nova cara ao ambiente. Quebrar os azulejos e colocar outro revestimento é algo trabalhoso e caro.

Luz

Abajur vira peças de decoração e ajuda na iluminação
Creative Commons
Abajur vira peças de decoração e ajuda na iluminação


Para melhorar a claridade, não é preciso mexer em toda a instalação elétrica do local. O arquiteto aconselha investir em abajures ou colunas de iluminação soltas. Coloque essas peças em lugares estratégicos e a iluminação do ambiente irá melhorar.

Tapetes

Tapetes dão mais cor ao ambiente
Divulgação
Tapetes dão mais cor ao ambiente

Caso o piso seja feio ou antigo, não vale a pena trocar. A dica de Marcelo é espalhar tapetes soltos pelos cômodos da casa. São diversos os modelos e cores, então é só escolher o que mais agrada e dispor nos ambientes.

Cuide dos tapetes da sua casa

Toque pessoal

Dê sua cara ao ambiente com pequenos objetos de decoração
Divulgação
Dê sua cara ao ambiente com pequenos objetos de decoração

Você pode pagar aluguel, mas a casa pode e deve ter a sua cara! Aposte em quadros e objetos que tenham a ver com você e com quem mais mora no local. Objetos que são locados em cima de móveis e estantes, por exemplo, podem ser levados para qualquer lugar, então vale a pena investir.  

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.