A casa de uma pessoa diz muito sobre ela. É nesse espaço que ela tem liberdade para pintar as paredes com a cor favorita, usar os objetos que mais gosta para decoração e organizar os móveis da forma que acha mais conveniente. Porém, a realidade de muitas pessoas é morar de aluguel, e agora? Será que é possível e vale a pena decorar um espaço que você possui temporariamente?
+ 20 ideias criativas para decorar a casa sem gastar muito
Viver de aluguel pode significar ter que mudar de moradia a qualquer momento, então é complicado investir em algo que seja permanente. Pensar em como decorar uma casa alugada é uma das maiores preocupações de um futuro morador. Para resolver o problema, o arquiteto Marcelo Rosset dá dicas de como investir em uma decoração sem precisar fazer grandes reformas.
Móveis independentes
Quando a casa ou apartamento alugado for um espaço pequeno é tentador pensar em comprar móveis planejados , mas o arquiteto indica o contrário. Ele explica que, se a pessoa comprar móveis independentes, ela pode levá-los quando precisar mudar de casa. Com o planejado isso não é possível, pois o novo lar provavelmente não terá as mesmas medidas do anterior.
Pintura
É comum que alguns proprietários não deixem fazer grandes mudanças nos imóveis alugados. Marcelo diz que, nesses casos, pintar a parede é uma boa alternativa. Essa pequena mudança dá um aspecto novo ao ambiente, não tem um custo muito elevado e, além disso, é possível brincar com as cores.
Em banheiros e cozinhas que possuem azulejos antigos, pintar também é a melhor solução para dar uma nova cara ao ambiente. Quebrar os azulejos e colocar outro revestimento é algo trabalhoso e caro.
Luz
Para melhorar a claridade, não é preciso mexer em toda a instalação elétrica do local. O arquiteto aconselha investir em abajures ou colunas de iluminação soltas. Coloque essas peças em lugares estratégicos e a iluminação do ambiente irá melhorar.
Tapetes
Caso o piso seja feio ou antigo, não vale a pena trocar. A dica de Marcelo é espalhar tapetes soltos pelos cômodos da casa. São diversos os modelos e cores, então é só escolher o que mais agrada e dispor nos ambientes.
+ Cuide dos tapetes da sua casa
Toque pessoal
Você pode pagar aluguel, mas a casa pode e deve ter a sua cara! Aposte em quadros e objetos que tenham a ver com você e com quem mais mora no local. Objetos que são locados em cima de móveis e estantes, por exemplo, podem ser levados para qualquer lugar, então vale a pena investir.