Preenchedores de ácido hialurônico são realmente reabsorvidos pelo organismo?
Divulgação
Preenchedores de ácido hialurônico são realmente reabsorvidos pelo organismo?

 Recentemente, circulou pela internet a notícia de uma mulher britânica que, após uma ressonância magnética, descobriu uma grande quantidade de ácido hialurônico na face, apesar de ter realizado o procedimento pela última vez há mais de 4 anos. O fato logo tornou-se viral entre os aficionados por beleza, afinal, sempre ouvimos que os preenchedores de ácido hialurônico têm efeitos temporários justamente por serem reabsorvidos naturalmente pelo organismo após algum tempo. Então, qual é a realidade?

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

“O ácido hialurônico realmente é reabsorvido pelo organismo, pois trata-se de uma substância que produzimos naturalmente. Mas, quando falamos da necessidade de manutenção do procedimento após um ou dois anos, estamos nos referindo à duração do resultado estético e não à presença da substância no organismo. O ácido hialurônico realmente pode demorar bem mais do que dois anos para ser completamente absorvido pelo corpo”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E quanto tempo exatamente o ácido hialurônico demora para ser absorvido? Segundo a dermatologista, não se sabe ao certo. “Cada vez mais estudos têm sido realizados para determinar a permanência dos preenchedores de ácido hialurônico na pele. Mas é difícil dar uma resposta definitiva, pois nem todo preenchedor de ácido hialurônico é igual”, diz a médica.

“Para ser usado como preenchedor, o ácido hialurônico passa por um processo de reticulação, também conhecido como cross-link, que forma ligações entre as moléculas de ácido hialurônico para torná-lo mais resistente à degradação e, ao mesmo tempo, mais firme e denso. Com isso, o produto é capaz de conferir volume e tem sua absorção dificultada pelo organismo. Ácidos hialurônicos de diferentes fabricantes têm graus de reticulação distintos e, consequentemente, são absorvidos pelo organismo em velocidades diferentes.”

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Mas, caso você tenha feito ou pretenda fazer preenchimento com ácido hialurônico, não há motivo para se preocupar, pois, de acordo com Paola Pomerantzeff, a substância, por ser compatível com o organismo, é segura e não causa danos. Muito pelo contrário, na verdade. “Ainda que deixe de conferir efeitos estéticos visíveis, a permanência do ácido hialurônico por mais de dois anos pode ser benéfica, pois ajuda a reduzir a absorção de gordura da face e a estimular o colágeno, assim retardando o envelhecimento do rosto”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!