Férias no Brasil é sinônimo de temperaturas altas, calor, banhos de piscina, de mar e muito sol. Porém essa combinação, pode não ser tão amigável para os cabelos e alguns cuidados básicos são essenciais para proteger e recuperar fios do ressecamento e desbotamento.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
De acordo com a hairstylist Eliane Pavini - proprietária do espaço Shampoo Eliane e Rafael Pavini, em Ribeirão Preto -, com produtos certos e alguns cuidados extras é possível aproveitar o verão ao máximo sem a chateação de ter os cabelos destruídos.
Para o período pré mergulhos, a profissional destaca a importância do uso de protetores solares específicos para cabelos, que minimizam os danos naturais da exposição ao sol, do sal do mar e do cloro das piscinas.
“Exatamente como a pele, os cabelos são impactados no verão com a perda de água causada pela incidência solar intensa, que desidrata e ressaca os fios; e com o desbotamento dos cabelos coloridos, especialmente por conta da concentração de cloro nas piscinas. E uma proteção prévia é importante”, destaca a hairstylist.
Se a ideia é pintar os cabelos antes da temporada de piscina e mar, a dica de Eliane Pavini é ter os protetores de cor como melhores amigos. “Ninguém precisa ter medo de inovar na cor antes do verão porque há shampoos e condicionadores que ajudam a evitam o desbotamento. É só apostar neles”, ensina a profissional.
“Com os cuidados certos, dá para curtir as férias e apenas refazer a coloração na volta da viagem, sem maiores prejuízos da cor. Se a opção for pelo retoque de raiz, um tonalizante será suficiente para repor os pigmentos e reavivar a cor do cabelo”, complementa.
No entanto, se o banho de piscina for muito utilizado nesta época, quem tem cabelo descolorido vai ganhar uma cor verde nos fios em função da ação do cloro. Nesses casos, não tem jeito: será preciso fazer a desmineralização, processo para retirada do esverdeado dos cabelos.
Hidratação neles
Enquanto a gente se refresca com a água por fora, o interior dos fios de cabelo perde bastante água durante o verão, causando ressecamento. E aqui, a hidratação é obrigatória. “Hidratar o cabelo é um cuidado que deve ser constante durante todo o ano, mas após dias de piscina ou mar, é importantíssimo repor a água sugada pelo sol”, pontua Eliane Pavini, alertando que cada processo de hidratação dura 17 lavadas.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Outro alerta que a hairstylist faz é sobre prender o cabelo com elástico apertado quando se está no mar ou na piscina. “Deixar o cabelo preso para nadar certamente vai causar quebra dos fios no momento de tirar o elástico. Então, melhor optar por prendedores mais frouxos. E não pentear o cabelo molhado, geralmente embaraçado, sem uso de creme”, arremata Eliane Pavini. Cortar as pontas dos cabelos também é recomendado para quando as águas de março fecharem o verão.