Especialistas desmistificam 7 dicas de beleza populares no TikTok
Reprodução/TikTok
Especialistas desmistificam 7 dicas de beleza populares no TikTok

O TikTok tornou-se o berço das grandes tendências de beleza que circulam pela internet. O problema é que muitos desses truques podem trazer mais malefícios que benefícios e, em meio a tantas novidades, fica difícil diferenciar o que é realmente útil. Então, para ajudar você a não cair em furadas, consultamos um time de especialistas para esclarecer quais são as trends que vale a pena adotar. Confira:

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

"Skin Cycling" vale a pena?

@the.olivia.sage 1st day of skin cycling on sensitive skin ahhh! SO excited to see the results 🤍 have you tried skin cycling before? Would love to hear how its going for you! #skincycling #skincyclingroutine #skincyclingnight1 #healthyskinjourney #glowingskin #nighttimeroutine #nighttimeskincare ♬ original sound - Venus &lt3

Com certeza! "'O Skin Cycling' consiste em criar um cronograma noturno para a utilização de cosméticos, intercalando o uso de certos produtos de acordo com o dia da semana em vez de utilizar todos eles diariamente. Isso permite que a pele possa se recuperar e evita sobrecarregá-la, o que pode resultar em irritação e vermelhidão. Apesar de ter ganhado popularidade recentemente, essa é uma prática recomendada por dermatologistas há muito tempo por ser realmente benéfica para a saúde e beleza do tecido cutâneo", explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A trend foi criada pensando principalmente na utilização de produtos como o esfoliante e cosméticos formulados com ácidos, que, segundo a dermatologista, tem alto potencial irritativo quando utilizados em excesso, podendo causar desidratação e vermelhidão. Então, para prevenir esse problema, o Skin Cicling propõe a realização da rotina skincare noturna em um ciclo de quatro dias, divididos da seguinte forma: 1º dia) esfoliação; 2º dia) uso de ácidos; 3º e 4º dias) recuperação da pele com máscaras, séruns e hidratantes formulados com ativos de alta capacidade umectante.

"Deixar a pele se recuperar é importante, pois o uso diário de ingredientes e produtos agressivos pode prejudicar a integridade da barreira de proteção da pele, tornando-a mais suscetível a agressões e favorecendo a inflamação, o que pode acelerar o surgimento de sinais de idade e contribuir para o aparecimento de cravos e espinhas", explica Paola.

"Free Nose Job" vale a pena?

Não! Apesar de um número crescente de usuários do TikTok ter afirmado que o uso da isotretinoína foi capaz de afinar o nariz, garantindo uma "rinoplastia gratuita", o cirurgião plástico Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University, explica que o medicamento não é indicado para essa finalidade.

"É comum receitarmos a isotretinoína após uma rinoplastia, mas não para afinar o nariz. Estudos apontam que o medicamento pode auxiliar no processo de recuperação, ajudando a reduzir o inchaço e a espessura da pele. Mas, sem a realização da cirurgia, o fármaco não afina o nariz ou altera sua forma. O que os internautas podem estar percebendo é justamente a diminuição da espessura da pele da região, já que a isotretinoína reduz o funcionamento e o tamanho das glândulas sebáceas presentes no nariz, o que pode resultar no afinamento da pele", destaca Rubez, que ainda alerta que a automedicação com o fármaco pode provocar efeitos colaterais.

"O uso da isotretinoína sem acompanhamento pode favorecer, por exemplo, o ressecamento da pele e das mucosas e a descamação e fotossensibilidade do tecido cutâneo, além de, em casos mais sérios, também poder causar alterações no fígado, aumento de colesterol, mudanças de humor, anemia, irritação ocular e dores musculares". Por isso, quem deseja realmente conquistar um nariz mais fino deve buscar auxílio de um cirurgião plástico. E, nesse sentido, não há nada melhor que a rinoplastia.

"Frozen Cucumber Hack" vale a pena?

Sim, a técnica de aplicar rodelas de pepino congelado nos olhos, apesar de antiga, é muito benéfica. "O gelo faz com que a molécula de vitamina C presente no pepino se degenere e não cumpra suas funções, portanto não há o benefício de nutrição da pele, mas o pepino congelado age como um vasoconstritor, diminuindo o fluxo sanguíneo e o inchaço, com ação hidratante e anti-inflamatória", explica a dermatologista Paola.

O legume também pode dar à pele um grande impulso de hidratação. "Quando aplicado topicamente, os pepinos podem fortificar as células para que possam se manter hidratadas e trabalhar nos níveis mais altos. Na área dos olhos, a hidratação é imensamente benéfica, uma vez que essa é uma região de pele extremamente fina", diz a médica.

Quer mais um truque para potencializar? Aplique um gel refrescante para os olhos com ácido hialurônico (que "atrai a água do ambiente para a pele") e coloque o pepino por cima.

Clareamento das axilas com limão vale a pena?

De jeito nenhum... o uso de limão, bicabornato de sódio e ácidos para clarear as axilas não é recomendado, podendo até mesmo escurecer ainda mais a região, já que essas substâncias podem gerar uma irritação e, consequentemente, uma resposta inflamatória, que é justamente o que leva ao escurecimento das axilas. "A inflamação estimula a produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, em um processo conhecido como hiperpigmentação pós-inflamatória, resultando nas manchas", afirma Paola Pomerantzeff.

Para realmente clarear as axilas, o ideal é evitar fatores que irritam a região e causam seu escurecimento, como o atrito de roupas e a depilação com cera. Evite também o uso de desodorante formulados com substâncias potencialmente irritantes, como o álcool, e dê preferência para produtos mais naturais, como os desodorantes minerais. Se ainda assim as axilas permanecerem escuras, você pode optar por tratamentos a laser.

"Hair Slugging" vale a pena?

Essa é realmente uma ótima dica para garantir a manutenção da umidade nos fios, podendo ser feita de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade. "A trend consiste em aplicar um óleo ou vaselina nos fios de cabelo à noite, envolvê-los com uma meia (de forma que o rabo de cavalo fique completamente dentro do acessório), e só tirar no dia seguinte", explica Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O óleo vegetal auxilia na reposição de lipídios, a 'gordurinha boa' que une as cutículas, melhorando seu alinhamento e consequentemente a reflexão da luz. O resultado é um cabelo mais maleável e brilhante. "Já a vaselina auxilia na retenção da hidratação dos fios, ajuda na lubrificação e reduz o atrito na hora de pentear, melhorando assim o frizz e disfarçando as pontas duplas", comenta a médica.

Ela ainda explica que a lógica por trás do uso da meia é que o material de algodão reduz o atrito dos fios no travesseiro, evitando a quebra, o frizz e a dispersão do produto. "Desde que não seja usada com tração ou muito apertada, a meia não traz problemas e não predispõe à quebra do fio", completa.

Clareamento dental com bicarbonato de sódio vale a pena?

Não! Escovar os dentes com bicarbonato de sódio para clareá-los não é recomendado. "O bicarbonato de sódio é um produto abrasivo que, quando usado continuamente, pode provocar o desgaste do esmalte dental. Na verdade, de maneira geral, as fórmulas caseiras e a automedicação devem sempre ser evitadas. Fórmulas caseiras e a falta de orientação profissional podem ser perigosas para a saúde geral", explica Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP. A melhor forma de realizar com segurança o clareamento dos dentes é procurar um profissional para receber as recomendações adequadas. 

"Moisture Sandwich" vale a pena?

Sim! "O 'Moisture Sandwiching' ou 'sanduíche de umidade' se refere ao processo de aplicação em camadas de produtos na pele úmida para reter a água e evitar a perda transepidérmica. Ele é projetado principalmente para melhorar a hidratação da pele. A técnica pode ser muito útil para peles secas, desvitalizadas ou desidratadas", explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da marca Be Belle.

"A aplicação de um sérum e um hidratante em creme na pele úmida permite a retenção de água na superfície da pele para mantê-la hidratada por mais tempo. Ao estratificar os produtos de uma certa maneira, começando com umectantes (como ácido hialurônico ou glicerina) e terminando com produtos mais oclusivos (como manteiga de karité e alguns óleos), mais água acaba sendo retida na pele. A água termal também pode ser aplicada antes do sérum para fornecer minerais importantes para a pele desidratada", explica.

Vale ressaltar que a trend é baseada na regra coreana dos 3 segundos, que se refere à aplicação de produtos apenas três segundos após a limpeza, garantindo que a pele ainda esteja úmida e retendo a umidade. "Os benefícios da trend são baseados no fato de que a pele úmida absorve os produtos de forma mais eficaz e permite que os hidratantes retenham a hidratação adicional", finaliza Ludmila.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!