rafa kalimann
Redao Joo Bidu

Rafa Kalimann disse que a acne detonou sua autoestima

Recentemente, a influenciadora Rafa Kalimann revelou ter tido problemas com acne, o que a fez sofrer e ter a autoestima destruída. O psicólogo Alexander Bez explica sobre como a forma que nos enxergamos pode ser boa ou ruim para nossa saúde mental.

"É importante estabelecermos um link entre a saúde mental e as questões fisiológicas. Chamamos essa correlação de doenças psicossomáticas. Cada pessoa apresenta uma doença psicossomática diferenciada, isso não tem regra. E o porquê ninguém sabe. Por exemplo: por que uma pessoa perde cabelo quando está estressado? Por que uma pessoa engorda mais que a outra?", explica. 

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

"Agora quando você está com baixa da autoestima qualquer variação fisiológica que tiver no organismo e que seja perceptível, vai avançar ainda mais na sua condição da baixa da autoestima, porque uma coisa nutre a outra", diz Alexander Bez.

Segundo o terapeuta, o psicológico vai ocasionar a baixa da autoestima, a baixa da autoestima vai aumentar o abalo psicológico e consequentemente terá uma retroalimentação dos problemas dermatológicos, que é o caso dela. "Uma coisa liga a outra. É totalmente perceptível e consciente. Mesmo que os motivos dos sintomas sejam inconscientes a percepção é consciente, isso traz um sofrimento maior, e esse sofrimento é fator determinante."

iG Delas: Quais os principais impactos da acne, por exemplo?

Alexander Bez: Os impactos sempre serão os próprios conflitos mentais, que vão levar a frustração. Porque essa frustração ataca a autoestima, e consequentemente você vai estar mais propício a desenvolver esses transtornos dermatológicos, no caso dela por exemplo. E principalmente para quem tem essa exposição física, o impacto é maior. Quando você vive da sua imagem, essas questões psicológicas/dermatológicas são muito mais cruciais e acabam levando a pessoa a um sofrimento bem maior.

De que forma é preciso lidar com as reações externas à nossa imagem?

A melhor forma de lidar com as reações externas é fortalecendo a autoestima. Se não, ela estará suscetível a não administrar bem as críticas, tanto externas quanto internas. Então se uma mulher não está bem estabelecida, bem formada com suas prerrogativas, ela terá este tipo de problema.

Uma pessoa com uma exposição de mídia está sempre suscetível a qualquer tipo de crítica. Então é importante que ela esteja preparada para isso, até mesmo para não desenvolver mais nenhum tipo de questão dermatológica causa do seu estado emocional.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Lembrando que todo mundo tem uma tendência a desenvolver uma doença psicossomática. Então o único jeito de tratar é estando equilibrado e fortalecido.


Como a Internet e as redes sociais afetam a autoestima?

Estamos vivendo em dois mundos, né? O mundo presencial e o mundo virtual. Se você está nas mídias sociais, já está exposto. Elas têm um impacto crucial na vida das pessoas, por isso esse aparelho emocional, o sistema psicológico, é essencial para criar um escudo de proteção contra essas críticas. A partir desse escudo, as críticas vão surtir um efeito menor.

A mídia tem uma influência muito grande, pelos comentários maldosos e até pela própria inveja. Saber lidar com as redes faz parte do processo de autoestima. Fortalecendo isso, você se mantém fiel às suas convicções, nunca muda de opinião pra agradar outro alguém, e mantém a linearidade dos pensamentos. Tudo isso é sinal de fortalecimento mental.

Rafa Kallimann reclamou de acne. Que outros problemas comuns podem gerar danos emocionais?

Quando você tem algum problema emocional, estará aberto para ter alguma doença psicossomática também. Você pode ter doenças de pele, doenças do trato gástrico, pulmonar. Os sintomas são imensos. Só que cada um tem uma predisposição.

O que me preocupa mais são as doenças patológicas, como um câncer emocional por exemplo. Então a emoção é muito importante na vida das pessoas, é preciso estar preparado realmente para lidar com isso. E lembrando de estar consciente para a gravidade destes sintomas, o caminho correto é buscar ajuda, fazer tratamento com especialistas, seja um dermatologista no caso da Rafa Kalimann, além de ajuda através da psicoterapia, para que não agrave ainda mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!