Saiba qual é o seu tipo de cabelo e como cuidar dele corretamente!
Reprodução: Alto Astral
Saiba qual é o seu tipo de cabelo e como cuidar dele corretamente!


Não é incomum ver nos supermercados e na Internet milhares de produtos e receitas que prometem fazer o cabelo crescer mais rápido ou diminuir a queda. Para saber o que realmente funciona, o iG Delas conversou com o tricologista João Gabriel para esclarecer as principais dúvidas sobre crescimento capilar e dá algumas dicas de como ter um cabelo mais forte. Confira. 


A radiação solar afeta o crescimento?

O crescimento dos fios é definido geneticamente. A radiação solar traz danos à fibra capilar, o que pode causar quebra e ressecamento. Nesse caso, dá a sensação de que o cabelo não está crescendo.

As três fases do crescimento do cabelo 

As fases do ciclo capilar são: anágena, fase do crescimento e desenvolvimento. As células estão se multiplicando e formando a haste capilar. Quanto mais tempo manter esse período, maior será o comprimento do fio. A segunda fase, catágena, é o período de repouso, o folículo para de produzir o fio e regride, dura em torno de 2 a 3 semanas, representa apenas 1% dos fios. Por último a fase telógena, nessa fase os fios se desprendem e caem, perdemos em média de 50 a 100 fios por dia. Após cair, o folículo pode descansar entre 2 a 4 meses até iniciar o próximo ciclo.

O que pode ser feito para diminuir a queda de cabelo e fortalecer os fios?

Existem várias causas de queda capilar ou calvície. O melhor seria consultar um médico para identificar a causa, mas pode acontecer por causa das alterações hormonais, estresse, ter passado por um período de infecção, doenças autoimunes, gestação, hereditariedade, enfim, difícil dar um diagnóstico específico. Mas, orientamos a interromper a química, evitar fontes de calor, fazer atividade física, usar shampoos dermatologicamente testados e complexo capilar, caso necessário. Após a queda diagnosticada, manter acompanhamento até solucionar o problema.

Os produtos comuns vendidos nos supermercados com a promessa de diminuição da queda de cabelo ajudam nesses casos?

Normalmente não. Shampoos de fortalecimento ou cremes, tem ação na fibra capilar e não na raiz. Ajudam a combater a queda por quebra e ressecamento.

As famosas gominhas das blogueiras são boas indicações?

As gominhas, desde que tenham vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento do fio, podem ajudar caso haja deficiência e seja necessária a reposição. Pessoas fumantes ou com rotina estressante, tem pouco aproveitamento dos nutrientes, dificultando o acesso até o bulbo, se beneficiando com uso das gominhas ou cápsulas, por exemplo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!