Reprodução/Instagram
"Olha a parafina", grito de ambulante para anunciar bronzeador vira funk e é sucesso nas redes

"Quer fazer um bronze hoje, chama a Rose. Olha a parafina! Faz magrinha, faz gordinha, preta, loira e ruivinha. Não precisa ter vergonha, vem fazer sua marquinha". É com esses versos de um funk que Rose da Parafina, a moradora do Complexo do Alemão Roseane Conceição, de 40 anos, faz sucesso nas areias de Copacabana e na internet. Rose do Bronze (ou da Parafina) já acumula mais de 280 mil seguidores no TikTok, e em uma semana viu crescer para mais de 92 mil o número de seguidores do seu Instagram. O sucesso é tanto que até a funkeira Tati Quebra Barraco gravou um vídeo cantando o funk "Chama a Rose".

Rose do Bronze trabalha todos os dias pelas areias de Copacabana vendendo um produto bronzeador que ela mesma prepara, e cuja fórmula ela guarda a sete chaves. O bronzeador é vendido a 10 reais, e pode ser aplicado por ela mesma ou a cliente pode levar o frasco para usar quando quiser. Ela chega a atender mais de 30 pessoas por dia.

"Isso é segredo. Eu que faço. Não posso contar. Vou levar para o caixão junto comigo", diz a vendedora.

As recomendações que Rose faz sobre cuidados com o produto é de não usar por mais de 40 minutos, nem passar no rosto. Há aproximadamente três meses, a vendedora tem bombado nas redes sociais com o funk preparado por um de seus sobrinhos, que anuncia o serviço de bronzeamento e que ela divulga com uma caixa de som na praia de Copacabana e também no metrô.

"Meu sobrinho é DJ, é MC. Eu falei pra ele "faz um funk pra mim com 'chama a Rose'. Ele fez tem uns meses já. As clientes começam a dançar se bronzeando, elas já vêm dançando "chama a Rose". Eu bronzeando e elas dançando. É muito bom", conta.

A repercussão nas redes é tanta que até famosos como Tati Quebra Barraco, Jojo Toddynho e MC TH já fizeram referência ao bronze da Rose.

"Eu estou amando que as pessoas estão felizes com a minha música, estão se divertindo. Não é uma música de apologia, não é de palavrão. Até criança dança, as vovózinhas também", diz a vendedora.

Ela diz que quando chega no metrô, o sucesso é instantâneo, e seus vídeos confirmam isso:

"Quando eu entro, o pessoal já pega o celular e 'vamos botar a novidade no Facebook'."

O carisma e a alegria contagiante, ela diz, sempre fizeram parte da sua vida. O resultado é o sucesso das suas páginas nas redes sociais e os comentários do público se divertindo com as tiradas da ambulante.

"Eu sou um tipo de mulher muito boba, pareço uma criança. Sempre fui assim, é meu jeito. Não tenho como mudar. Sempre fui espontânea", diz.

Antes do funk, Rose gritava "Olha a parafina" para anunciar o produto que vende desde fevereiro de 2021. Ela sustenta a família de cinco filhos e três sobrinhos com a venda do bronzeador, e nos dias de chuva trabalha como camelô vendendo bala em Madureira. Os filhos também ajudam a vender o bronzeador em Copacabana. Rose diz que trabalha assim para realizar o sonho de comprar uma casa em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, onde mora seu pai, ou em Arraial do Cabo, que tem o sonho de conhecer.

"Tenho o sonho de ir para a praia de lá. É que eu já vi na televisão e achei linda. Me apaixonei. Tenho medo de mar, essa é a verdade, e aquela praia de Arraial do Cabo é igual piscina. Imagina Rose em Arraial do Cabo metendo o bronze lá."

A vendedora confessa que mesmo trabalhando na praia tem medo do mar, e que não se aventura a entrar na água. Fica só no chuveirinho mesmo.

O dermatologista Marcelo Brollo alerta que os bronzeadores podem ter em sua fórmula substâncias que podem reagir mal em algumas pessoas e causar queimaduras.

"Eles podem conter substâncias, como óleo de bergamota, por exemplo, que tem algumas plantas, e que em algumas pessoas a pele fica sensibilizada e no sol, dependendo do tempo de exposição, pode fazer um bronzeado ou queimaduras intensas até com bolhas", diz.

O especialista afirma que a exposição irresponsável ao sol pode causar envelhecimento precoce e câncer de pele, e recomenda que o melhor horário para tomar sol é antes das 9h da manhã e após às 16h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!